Uma pergunta muito comum nos consultórios médicos é: ???qual a melhor dieta para manter uma boa saúde cardiovascular????. Abaixo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, explica o que fazer, baseado nas informações mais recentes no mundo.
???As gorduras sempre foram algo controverso e muitas vezes somos orientados a não comê-las. No entanto, hoje elas são separadas em boas e ruins e a ideia de que uma dieta sem gordura é saudável caiu por água abaixo. Por isso, saber qual gordura consumir é fundamental???, alerta.
As gorduras denominadas monosaturadas e polinsaturadas protegem o organismo de derrame e diminuem o colesterol. Dessa forma, elas são consideradas mais saudáveis, contudo a ingestão deve ser moderada, pois são alimentos calóricos que geram aumento de peso se consumidos em excesso. Exemplos desse tipo de gordura são: azeite de oliva, amendoim, castanhas, nozes e sementes.
Por outro lado, há um tipo de gordura que definitivamente deve ser evitado: a trans ou óleo (gordura) vegetal hidrogenada. ???As pessoas precisam se acostumar a ler os rótulos! Se essa descrição estiver presente na embalagem, não consuma. Esse tipo de gordura está presente em algumas margarinas, salgadinhos e petiscos???, indica o Dr. Daniel Benitti.
Da mesma forma, o sal é um vilão para a saúde cardiovascular. O pouco consumo desse alimento é fundamental para manter o equilíbrio do corpo. Alimentos ricos em sal elevam a pressão arterial, aumentando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.
Hoje a dieta mais saudável para se seguir do ponto de vista cardiovascular é a chamada Dieta Mediterrânea: rica em azeite e nozes, com porções pequenas de carne e uma quantidade aumentada de peixes, frutas e vegetais.