A quarentena modificou diversas situações na rotina mundial, entre elas, o aniversário. Nesta questão é preciso lidar com as comemorações das crianças de uma maneira diferente, mas isso não significa que precise ser menos recreativa.
Pensando nisso, a sócia proprietária do Buffet Kidbeeruta ensina algumas dinâmicas que podem ser realizadas em casa, também em datas comemorativas. “Esses momentos são muito importantes para o desenvolvimento e raciocínio das crianças, e para a união da família durante a quarentena”, aconselha a empreendedora.
Durante as festas, o Kidbeeruta realiza diversas brincadeiras como: pega-pega, pular corda, eu quero eu quero, para- quedas, esconde-esconde, balada, dança das cadeiras, balão no pé, cabra cega e muitas outras. Em casa, estas podem ser aprimoradas e também serem feitas outras brincadeiras como: futebol de canudos, amarelinha, stop, jogo da velha e estátua. “Com as modificações necessárias dentro de casa, é possível aprimorar todos esses momentos com as crianças”, enaltece.
Vale ressaltar que, segundo a empresária, “crianças até 4 anos não conseguem ficar 100% focadas em brincadeiras mais paradas”.
Ainda, Sonia explica passo a passo de 3 brincadeiras para serem realizadas em casa:
– Caça ao Tesouro: a brincadeira tem como objetivo achar o “tesouro” escondido. Uma pessoa esconde o objeto e coloca pistas pela casa, no buffet colocamos nos brinquedos, e quem achar primeiro ganha.
– Balão no Pé: é dividido em dois times e distribuídos balões, podendo ser de 2 cores diferentes para diferenciar os times. Cada pessoa enche o balão e amarra no tornozelo. Um time tem que estourar o balão do outro, podendo ser com as mãos, pés ou do que preferir. Quem sobrar com o balão cheio, ganha.
– Futebol de Canudo: é delimitado uma área para ser o campo de futebol. A bola pode ser feita de papel ou algodão. Cada jogador precisa soprar com o canudo de um lado do campo e quem atravessar a linha mais vezes ganha.
“Também dá para criar os brinquedos com as crianças com o que tem em casa, por exemplo: pega varetas com palito de churrasco, inventar um jogo de tabuleiro e até mesmo plantar um feijãozinho no copinho, além de ser muito legal, é uma ótima educação ambiental”, finaliza Sonia.