Nesta quarta-feira (06/12), às 20h, ocorre o lançamento do Instituto Cultural Monsenhor Nazareno Magi, entidade civil sem fins lucrativos criada por pesquisadores, simpatizantes e entusiastas do tema e membros do Coro Santo Antônio.
 
O evento será promovido na Câmara Municipal de Americana e tem como objetivo dar visibilidade ao Instituto, que trabalha para manter a memória e o legado de monsenhor Nazareno Magi (1912 ??? 1972), personagem histórico da cidade de Americana.
 
De acordo com o presidente do Instituto, o produtor audiovisual e fotógrafo, José Eduardo Milani, a entidade também busca trabalhar a cultura de modo geral, especialmente, nas áreas de música e teatro, que receberam atenção especial por parte de monsenhor Magi. “O Instituto deverá ser ainda um grupo pró-defesa do patrimônio histórico da cidade de Americana como um todo”, ressaltou.
 
Milani explicou que a entidade é formada por pessoas de variadas idades e profissões, como professores de arte, historiadores, profissionais de comunicação, artistas, entre outros. “O tradicional Coro Santo Antônio, criado por monsenhor Magi em 1949,  também faz parte oficialmente do Instituto. O Coral está prestes a completar 70 anos de atuação ininterrupta, o que merece nossa atenção”.
 
O lançamento terá início às 20h no plenário da Câmara e deverá contar, ainda, com a presença de familiares de monsenhor Magi. Também será exibido um breve vídeo biográfico do monsenhor, além do que o Coro Santo Antônio se apresentará. “Inclusive, será executada uma composição inédita, de autoria do compositor americanense Antonio Carlos Carvalho”.