Os quatro prefeitos da região de cobertura do NM vão partir para a reeleição. Vai ser a primeira vez que o quadro de opção de reeleição acontece simultaneamente nas quatro cidades. E os quatro se apresentam como favoritos na disputa, ainda que com cenários diferentes. 
SUMAR??– Há que se medir o quanto o plano nacional e as tais planilhas da Odebrecht vão afetar o governo de Cristina Carrara (PSDB). Ela e o vereador ex-prefeito Dirceu Dalben (PPS) tiveram três anos muito complicados com problemas na Justiça Eleitoral. Agora que a coisa parecia ter se acalmado, o nome dela apareceu nas planilhas. 
NOVA ODESSA– O ‘mercado’ da política vê risco para o prefeito Bill (PSDB) se o ex Manoel Samartin (PDT) resolver entrar na disputa, o que parece hoje bem difícil. Se a disputa for contra poucos candidatos e a rejeição a Bill mantiver níveis altos, o risco aumenta.
SANTA BÁRBARA D’OESTE–  Aqui também o ex que assusta está praticamente fora da disputa. A força jovem de Fabiano Pinguim (DEM) precisa angariar ainda mais força para fazer frente e diminuir a força do outro ex, Mário Heins (SD) e do PSDB de Joel Oliveira.
AMERICANA–  Também um ex é quem pode ser a maior pedra no sapato do prefeito Omar Najar (PMDB). Mas Erich Hetzl Jr (PPS) ainda não conseguiu atrair as forças de esquerdas para estabelecer um embate mais digno para outubro. Luciano Correa (PSD) e Dr Daniel (SD) ficam à espreita esperando subir na ‘hora certa’.