A proximidade das eleições de 2014 e o sucesso obtido pelo PSD aqueceu o mercado dos partidos no país. Seguindo essa onda, mais uma legenda será lançada, no sábado (16), na UnB (Universidade de Brasília), em busca do cobiçado registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O nome mais provável da nova sigla é Semear, mas cogita-se também Rede, Brasil Vivo e Lista Independente. Mas o objetivo já está bastante definido: abrigar a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República e tentar recuperar o capital político da votação obtida por ela na corrida presidencial de 2010, quando obteve quase 20 milhões de votos pelo PV e foi fator decisivo para o segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e o tucano José Serra.
O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) afirmou nesta sexta-feira, em discurso no plenário da Câmara, que vai se desfiliar do PT e migrar para o novo partido de Marina Silva assim que a legenda for aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ele afirmou que tomou a decisão por não concordar com posições adotadas pelo Partido dos Trabalhadores. ???Lamento profundamente, mas estou sendo obrigado a sair do PT, partido ao qual há três décadas eu dedico a minha vida, em função de uma situação esdrúxula. O PT do Maranhão como curral da oligarquia mais perversa e antiga do Brasil. Não dá para continuar com o PT do Maranhão estando alinhado com o Sarney???, disse o parlamentar.