O governo estadual anunciou nesta sexta-feira, 19/02, a 22ª reclassificação do Plano SP e Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa e Sumaré seguirão na Fase Amarela.  Além da atualização, foram anunciadas mudanças nos protocolos para venda de bebida alcoólica. Restaurantes e lojas de conveniência terão duas horas a mais para a venda de bebida alcoólica.

Na Fase Amarela, a venda de bebidas alcoólicas em restaurantes e lojas de conveniência passa a ser permitida até às 22h, duas horas a mais do que era autorizado até então. Nos bares, a venda de bebidas alcoólicas continua proibida depois das 20h.

Restaurantes e lojas de conveniência deverão respeitar a capacidade de 40%, as mesas só poderão ser ocupadas por até seis pessoas e o atendimento só é permitido aos clientes sentados. O funcionamento é permitido por até 10 horas por dia, entre 6h e 22h.

Para o presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Juarez Pereira da Silva, a flexibilização da venda de bebida alcoólica em restaurantes e lojas de conveniência representa um novo fôlego para o setor. “Estas mudanças mostram que, respeitando os protocolos de segurança, é possível comercializar com segurança bebidas alcoólicas durante todo o período de funcionamento dos estabelecimentos”, avalia Silva.

A Fase Amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, shoppings, concessionárias e escritórios. Em todos os setores o atendimento presencial deve ser encerrado às 22h. Nos bares, o funcionamento só é permitido até às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Silva lembra que os comerciantes e consumidores devem continuar seguindo as orientações das autoridades sanitárias, como uso de álcool em gel e máscara em locais públicos, além de evitar aglomerações.