Após receber reclamação da precariedade do telhado da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Freire, no Parque Novo Mundo, responsável por atender 1,2 mil crianças em Americana, o vereador Welington Rezende (PRP) vistoriou a unidade e verificou que há mofo nos forros, problemas nas calhas e vazamentos no telhado das salas de aula, refeitório e corredores. Em dias de chuva, a água afeta a unidade e gera transtornos aos alunos, professores e funcionários.
Rezende explicou que vazamentos ocorrem com frequência nas dependências da escola, inclusive na sala da diretoria e de professores. “Percebi telhas trincadas, mofo em forros, calhas que precisam ser ampliadas, falta proteção no telhado para segurar a chuva carregada com ventos. Chove dentro da escola e baldes são colocados nas salas e corredores para não alagar. Segundo os funcionários da unidade, há cinco anos a direção cobra a reforma na Secretaria de Educação. Os problemas são graves”, explicou o parlamentar.
Fiscais do TCE (Tribunal de Contas do Estado) já vistoriaram a Emef e detectaram a urgência dos reparos.
A Secretaria de Educação informou que as prioridades da pasta são as reformas das EMEIs Indaiá e Carandá e após essas obras está previsto projeto e licitação para o reparo da Emef Paulo Freire.
Um requerimento será elaborado pelo vereador questionando toda situação da unidade.