O GameSP (Gabinete de Gestão Estratégica de Segurança Pública da RMC) definiu ações que devem nortear o trabalho do de combate à criminalidade na Região.
A primeira delas é trazer para a Região a ação que já está acontecendo na capital paulista de compactar os veículos irregulares apreendidos em pátios municipais e comercializar a sucata por meio de leilão. Segundo o Secretário, em São Paulo a operação será feita com 50 mil veículos irregulares cujos proprietários não se manifestaram diante da notificação recebida.
O dinheiro do leilão é depositado em conta judicial e a ação atua diretamente no combate ao roubo e furto de veículos.
Outra ação que já sendo concretizada é o treinamento de policiais para formar o Gate na Região. O Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo é um dos grupamentos mais modernos do país, com atuação em operações de risco, como resgate de reféns, incursões em locais de alto risco e desarmamento de bombas.
As definições foram feitas em reunião realizada nesta segunda-feira, na Prefeitura de Campinas, com a presença do Secretário Adjunto de Estado da Segurança Pública – Antonio Carlos da Ponte, do Secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano – Edmur Mesquita, dos Prefeitos de Campinas – Jonas Donizete, e de Monte Mor – Thiago Assis, de Secretários Municipais de Segurança, das polícias Militar e Civil, do Ministério Público e do Poder Judiciário, da Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana, e de diretores regionais de Esporte, Assistência Social, Saúde e Educação.
No sentido de aprimorar as ações socioeducativas no trabalho de prevenção contra a criminalidade, o Estado deve incorporar as Secretarias de Esporte e Educação no programa Escola da Família. Atualmente o projeto é realizado exclusivamente pela Secretaria de Educação. Na RMC, 140 escolas já permanecem abertas no final de semana. Além disso, serão intensificadas a Rota Escolar e programas especiais, como o JCC (Jovens Construindo a Cidadania) e o Proerd (Programa Educacional de Resistência ás Drogas).
NOVAS VIATURAS- A Polícia civil também receberá novas viaturas: o Deinter 2 deve receber 40 veículos, o Deinter 9, 44 viaturas. Somente em Campinas serão destinadas 19 viaturas para a Polícia Civil. As Guardas Municipais também serão fortalecidas, o que era uma solicitação dos municípios. Para tanto, convênios entre os municípios e o Estado possibilitarão às Guardas acessar o Infocrim (Sistema de Informações Criminais) e também receber treinamento pelas polícias Militar e Civil para que se estabeleça uma linha de atuação única na região.