A RMC cumpriu mais uma importante etapa do projeto Saúde em Ação, financiado com recursos financeiros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O grupo responsável pela área de Tecnologia da Informação se reuniu na quinta-feira na sede da Agemcamp com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde para apresentação do diagnóstico referente aos dados e informações da situação de cada um dos 20 municípios da RMC no que diz respeito a Sistemas, Infraestrutura, Suporte e Gestão.
O diagnóstico foi elaborado por meio de formulário e visitas técnicas feitas às UBS (Unidades Básicas de Saúde) e Centros de Saúde dos municípios, que utilizam o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), por meio dos quais foi gerada a base de dados. O coordenador do projeto ??? Dr. Ricardo Tardelli, explica que a partir deste questionário é possível fazer uma análise qualitativa e quantitativa e definir as ações técnicas antes de iniciar a fase de implantação do projeto, que tem por objetivo a integração das informações dos pacientes, como identificação, consultas e exames já realizados.
Segundo a Diretora Executiva da Agemcamp ??? Ester Viana ??? o diagnóstico é fundamental para que se possa dar início ao processo de integração das informações, o que será um ganho real na gestão da Saúde da Região. Ester ressalta que este é um projeto piloto que deve ser estendido posteriormente a todo o Estado de São Paulo e que surgiu através do Plano Metropolitano de Saúde, elaborado pela Agemcamp em conjunto com a Unicamp. “A RMC foi a única região metropolitana do Estado a receber o financiamento do BID. Esta foi uma importante conquista que conseguimos por ter elaborado o Plano Metropolitano de Saúde”.
Além da apresentação do diagnóstico feita pelo grupo de trabalho do projeto de T.I. em Saúde, o coordenador do projeto ??? Dr. Ricardo Tardelli, juntamente com a Diretora Regional de Saúde (DRS-7) ??? Marcia Bevilacqua – também recebeu na sede na Agemcamp representantes dos municípios para orientar sobre o andamento das obras de construção e reforma das Unidades de Saúde dos municípios. Estiveram presentes o Presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e Prefeito de Itatiba ??? João Fattori – e também o Presidente do Fundocamp e Prefeito de Morungaba ??? Beto Zem.
Obras
Outro importante aspecto do projeto, a construção das primeiras 26 Unidades Básicas de Saúde na RMC (primeira fase), deve começar já no início do segundo semestres deste ano. Em abril o Governador Geraldo Alckmin esteve em Campinas para divulgar o início do processo licitatório para contratação das empresas responsáveis pelas obras.