cUm decreto estadual existente há 20 anos põe em xeque a realização do rodeio da Festa do Peão de Americana. O problema é que o recinto onde o evento já acontece há 15 anos fica em zona urbana, o que pela legislação não é permitido no Estado. A festa já tem previsão para acontecer entre os dias 3 e 14 de junho, atrações já foram anunciadas e os camarotes vêm sendo vendidos. O alvará de realização, no entanto, não foi solicitado ainda e a prefeitura se comprometeu a analisar os fatos.
José Roberto Lahr, o Beto Lahr, presidente do Clube dos Cavaleiros de Americana e organizador do evento, disse que o recinto tem permissão para receber o rodeio por ser taxado como área rural.”Semana que vem o rodeio acontece em Sumaré. Vamos ver se vai ser barrado”, disse Lahr. Anteontem, ao ser procurado pela reportagem, Lahr havia dito que o evento aconteceria porque tem mais de 15 anos (no local) e a lei só vale para rodeios que ocorrem há menos de dez anos. A Festa do Peão já teve 28 edições, mas há 15 acontece no recinto da Anhanguera.
O decreto estadual vem sendo usado por organizações de defesa dos animais para cancelar o evento em municípios paulistas. Em Hortolândia, onde ocorreu a denúncia com base nesta lei, a pedido do MPE (Ministério Público Estadual), o rodeio foi cancelado. Em 2014, um grupo de militantes da causa animal denunciou a mesma situação em Americana, mas não houve qualquer tipo de ação ou inquérito na cidade. (TodoDia)