A Prefeitura Municipal de Americana começou nesta segunda-feira (26) a primeira etapa da capacitação aos educadores da Rede Municipal de Ensino sobre primeiros socorros. A abertura aconteceu no anfiteatro da Escola Estadual Dr. Heitor Penteado e contou com a presença de aproximadamente 200 educadores do Ensino Fundamental. 

Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, a secretária municipal de Educação, Juçara Pastorelli Noveli Florian, o vereador Thiago Brochi, a vereadora Maria Giovana Fortunato e a coordenadora do serviço 192 (urgência e emergência), enfermeira Adriana Pacheco, que proferiu a palestra aos presentes.
O secretário de Saúde considerou que a capacitação é fundamental para que os profissionais possam ter o conhecimento necessário para realizar uma intervenção que venha salvar vidas em momentos de risco. “?? de fundamental importância que nossas crianças estejam assistidas nisso. Elas estão lá sob os nossos cuidados e os professores precisam ter esse conhecimento porque um simples ato salva uma vida, algo muito importante para toda a sociedade, para a família e à própria criança que esteja envolvida numa situação de risco”, comentou Miano.
Durante a abertura do evento, a secretária de Educação disse que é muito importante para o professor, que diariamente está em contato com os alunos, ter a noção de primeiros socorros para a tomada de decisão em caso de alguma ocorrência grave. “O conhecimento do professor tem um leque bem aberto, principalmente em primeiros socorros, porque vai facilitar essa atitude, essa ação numa eventualidade e salvar vidas”, destacou Juçara.
A capacitação terá prosseguimento até o dia 4 de junho, com palestras ministradas pela enfermeira no anfiteatro do Ciep São Vito e Escola Estadual Heitor Penteado. Participam dos encontros diretores, pedagogos, professores, Núcleo Mãos que Acolhem, Escola Tempo de Viver, ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e coordenadoras.
A Secretaria de Educação planejou a formação em primeiros socorros em atendimento à Lei Municipal nº 5.244, de 23 de setembro de 2011. Na terça-feira (13), foi sancionada a Lei Municipal 6.144/18, conhecida como Lei Lucas Begalli Zamora, de autoria do vereador Thiago Brochi, que altera a lei de 2011. A legislação dispõe sobre a obrigatoriedade da Rede Pública Municipal e Particular de Ensino de Americana conceder treinamento em primeiros socorros aos professores e funcionários. O nome da lei homenageia o menino que, em 27 de setembro de 2017, faleceu após engasgar-se com uma salsicha durante excursão escolar.