A Prefeitura de Santa Bárbara d???Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, segue intensificando as ações de promoção à saúde no Município. Com coordenação do NES (Núcleo de Educação em Saúde), diversas atividades são realizadas com o intuito de dinamizar a prevenção de doenças e a promoção da saúde para a população barbarense. Durante esse mês segue o movimento Outubro Rosa, com objetivo de conscientizar a população e, em especial as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. No último sábado o dia D da ação contou com a presença de mais de 350 mulheres no novo Centro Médico de Especialidades. Em novembro será a vez dos homens, que por meio do movimento Novembro Azul, contarão com uma série de ações visando à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. A população masculina terá a disposição durante todo o mês, de acordo com cronograma das Unidades de Saúde, vários atendimentos com acolhimento, palestras, orientações em grupo e individuais sobre prevenção, entre outras ações educativas. Outros eventos também serão realizados em parceria com outras Secretarias Municipais e da iniciativa privada. Além das campanhas, também são promovidos no Município diversos grupos educativos, palestras, Salas de Espera Ativa, entre outras ações, visando à qualidade de vida e bem estar da população. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) são realizados o Grupo ???Faça Saúde??? para pacientes hipertensos e diabéticos, Grupos de Gestantes, Grupos de Planejamento Familiar, Grupos de Caminhada, Programa Saúde do Homem, Grupo Baixando o Peso e Estratégia Saúde da Família (ESF). Outras ações de destaque promovidas entre os setores da Secretaria de Saúde são o Programa Saúde na Escola, Programa Saúde sem Tabaco, Grupo Coluna Ativa, Programa Rede Cegonha, Oficina de apoio Psicocorporal Dançaterapia, Visitas com gestantes à Maternidade, Campanha Fique Sabendo, Campanha Todos Juntos Contra o Aedes aegypti, orientações nutricionais, além de diversas palestras e oficinas em parceria com outras Secretarias e empresas.