Foto: Edu Fortes/AAN
RAC -O Cemitério Cabreúva, em Santa Bárbara d???Oeste está com a capacidade esgotada e desde o final do ano passado não vende mais jazigos. Para piorar a situação, o Campo da Ressurreição, outro cemitério municipal e mais antigo da cidade, também não tem mais espaço ??? são 4.172 mil sepulturas, sem condições de expansão.
Quem não tem jazigo no Cemitério da Paz é sepultado somente após a exumação de familiares que estão enterrados no local. Outra opção é o Cemitério Parque dos Lírios, no limite com Americana, que é particular. Segundo a Prefeitura de Santa Bárbara, são feitos cerca de 50 sepultamentos por mês no município.
Para sanar o problema da superlotação, a prefeitura planeja ampliar o Cemitério da Paz. A última expansão foi realizada no ano passado, com a construção de 400 túmulos. Antes do início das operações da área ampliada, a prefeitura ainda terá que obter a Licença de Operação, a qual não será concedida caso não tenham sido atendidas as exigências técnicas da Licença de Instalação.
Atualmente o cemitério ocupa 39 mil metros quadrados e possui 6.172 túmulos. A área a ser ampliada é de pouco mais de 9 mil metros quadrados e vai estender o cemitério até a Rua Mato Grosso, no bairro Santa Cecília. Após a ampliação serão 900 novos túmulos, totalizando mais de 7 mil sepulturas e 48 mil metros quadrados de área.