O Programa Zera Fila da Saúde realizou mais de 23 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias, reduzindo em mais de 70% a demanda acumulada verificada no início da ação em abril. Várias frentes de trabalho foram responsáveis pelo resultado, como o Centro Médico de Especialidades, Unidade Intensiva (próximo ao Terminal Urbano), Hospital Santa Bárbara e Serviços de Referência fora da cidade.

Para a secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, o objetivo está sendo atingido conforme o planejado. “Estamos próximos da meta estabelecida no início do Programa, quando tratamos com o prefeito Denis Andia e aceitamos esse desafio, de em menos de um ano zerar filas históricas de exames que há anos estavam acumuladas”, comentou. Ela destacou ainda que nos serviços de saúde, todos os dias surgem novas demandas a serem enfrentadas. “Sabemos que vencida esta etapa, outros enfrentamentos estarão nos esperando, mas com a dedicação da equipe da Saúde, confiança da população e apoio da Administração Municipal, um a um iremos superá-los”, destacou.
Demandas zeradas 
O Programa Zera Fila já zerou até agora as demandas dos exames de Bera (auditivo), biópsia de próstata, ecocardiograma adulto, PAAF (Punsão Aspirativa por Agulha fina), nasofibrolaringoscopia (cavidades nasais), retossigmoidoscopia (intestino grosso), teste de esforço, tomografia, topografia corneana, ultrassom de mama, ultrassom ocular e urodinâmica (bexiga), além das consultas com endocrinologista, neuropediatra, reumatologista, pneumologista, acupunturista e vascular, neste último caso, tanto de consultas quanto de cirurgias.
Centro Médico de Especialidades
Dentro do Zera Fila, o Centro Médico de Especialidades realizou 11,7 mil procedimentos, entre exames e consultas. O local dispõe de ampla estrutura com consultórios, equipamentos e profissionais que atendem nas diversas especialidades.
Unidade Intensiva da Saúde
Mais de 5 mil atendimentos, entre exames, consultas e cirurgias, foram feitos pela Unidade Intensiva da Saúde, ao lado do Novo Terminal Urbano. Com investimento de recursos próprios da Prefeitura, mais de 8 mil procedimentos serão realizados, entre exames de endoscopia, colonoscopia e ultrassom de diversos tipos, além de cirurgias vasculares e de cataratas.
Serviços de Referência
Nos Serviços de Referência que incluem o Hospital Santa Bárbara e unidades hospitalares fora do Município, o Zera Fila realizou 6,5 mil procedimentos, entre exames, consultas e cirurgias. O aumento do número de exames realizados em cidades referenciadas só foi possível graças à Nova Frota de Transporte da Saúde. Com disponibilidade de transporte, mais exames são oferecidos ao Município, beneficiando um número maior de pacientes barbarenses que são transportados em veículos modernos, seguros e confortáveis. 
A Secretaria de Saúde orienta os pacientes que aguardam por algum procedimento a entrar em contato pelo telefone 3464.9400 e solicitar os ramais da Central de Regulação, setor responsável pelos agendamentos de consultas, exames e cirurgias com especialistas, para atualização de dados cadastrais, como endereço e telefone de contato. Esta medida é fundamental para que os profissionais do setor possam comunicá-los sobre os procedimentos agendados.
Novo modelo de atendimento nas UBSs
Outra frente de atuação do Programa Zera Fila da Saúde é o novo modelo de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Em novembro, o modelo foi implantado na UBS do Planalto do Sol 2, onde em pouco mais de duas semanas já foram realizados 2.264 procedimentos, com destaque para 1.553 consultas médicas, acolhimento e procedimentos de enfermagem, além de 561 atendimentos na farmácia da unidade. Essa é a terceira unidade a adotar o novo sistema – já implantado nos postos médicos do Jardim São Fernando e do Jardim Esmeralda.
Com o novo modelo de atendimento, os agentes comunitários de Saúde fazem a busca-ativa de pacientes, trazendo o cidadão para a UBS, com atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e equipes de enfermagem. Para o atendimento na unidade, o paciente deve apresentar comprovante de endereço em seu nome.