Em Sumaré, as aulas da Rede Municipal de Ensino retornam dia 15 de fevereiro. Com a volta às aulas, aumenta o número de veículos trafegando pelas vias da cidade, principalmente nas proximidades de unidades escolares. Por isso, pais, estudantes e motoristas em geral devem redobrar a atenção. Para auxiliá-los, a SMMUR (Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural) da Prefeitura divulgou algumas dicas para preservar a segurança dos alunos.
A regra básica é sempre atravessar a rua com cuidado e atenção, e sempre na faixa de pedestre. Além disso, os pais não devem deixar os pequenos fazerem a travessia sozinhos e jamais estacionar em fila dupla.Quando forem subir ou descer do ônibus, vans ou outros veículos que fazem transporte escolar, os alunos só devem fazê-lo quando os veículos estiverem completamente parados. Ao entrar no carro, deve-se lembrar sempre de colocar o cinto de segurança, que deve ser usado por todos os ocupantes, mesmo em trajetos curtos. Os pais também devem orientar as crianças a nunca colocarem a cabeça ou os braços para fora da janela do carro nem atirar objetos ou lixo nas vias.
Os pais também devem estar atentos na hora de contratar um serviço de Transporte Escolar particular. O veículo deve ter passado pela vistoria obrigatória do primeiro semestre de 2016, que termina dia 5 de fevereiro na cidade, e estar de acordo com normas estipuladas pelo Detran.
Apenas na Rede Municipal de Ensino, são nada menos que 22.555 crianças, adolescentes e adultos matriculados para o ano letivo 2016, em 36 unidades. A Rede Estadual tem número parecido de alunos na cidade, e ainda há diversas instituições privadas.