A nova presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Selma Koshoji, conversou com o Novo Momento a respeito do trabalho e dos desafios à frente da instituição. Nesta quarta-feira (26) a dirigente esteve reunida com o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) para apresentar e discutir propostas que possam melhorar o comércio e a comunidade em geral.

Uma das novidades é o calendário de treinamentos que serão realizados em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Ao longo do ano, a Acias vai promover uma série de palestras, com temas variados, para oferecer aos participantes informações e ferramentas atualizadas que possam contribuir com o desenvolvimento dos negócios.

“Nós fomos muito bem recebidos pelo prefeito. Ele demonstrou que gosta da cidade e quer ajudar”, ressaltou Selma. “Reforçamos o compromisso com a Segurança Pública em toda nossa cidade, iluminação de alta potência, infraestrutura urbana e transporte público”, destacou o prefeito.

Desafios para Selma Koshoji

À reportagem do NM, Selma citou como um dos principais desafios a segurança dos comerciantes e clientes das lojas. “Com relação a esse assunto fomos informados que será ampliado o monitoramento por câmeras na cidade e pedido mais patrulhamento das forças policiais, dentro do possível”, explicou. Outro ponto mencionado é o transporte urbano, para atendimento na saída de funcionários principalmente no período noturno.

Leia + notícias de Economia, emprego e mercado

Mais uma demanda local é sobre o estacionamento rotativo (Zona Azul), que necessitaria de aperfeiçoamento. Além disso, a quantidade de imóveis parados em áreas comerciais é algo que também chama a atenção da comunidade sumareense. Quanto a isso, estuda-se possível incentivo fiscal como forma dos proprietários transformar prédios fechados em estabelecimentos comerciais.

A dirigente da Acias ainda falou a respeito da importância do trabalho descentralizado, uma vez que o comércio de Sumaré vai muito além da Avenida Sete de Setembro e do Shopping ParkCity. De acordo com a presidente, o município tem potencial nas regiões do Matão, Picerno, Área Cura e Maria Antônia. “São regiões autossustentáveis na questão do comércio e que também estamos atentos”, acrescenta.

“É preciso um olhar especial para a agricultura, não apenas o comércio e a prestação de serviço. Temos em Sumaré uma grande produção de grãos”, completa. Por fim, Selma Koshoji cita o desafio de qualificar mais mão-de-obra local e formas de incentivar os milhares de MEIs (Microempreendedores Individuais) a evoluírem para MEs (Microempreendedores). Eleita para o triênio 2025-2027, Selma é a primeira mulher a presidir a Acias.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP