A Indústria 4.0, também chamada de quarta fase da revolução industrial, caracteriza-se pelo uso intensivo de tecnologias e, mais que isso, pela integração de todas as áreas da empresa, da administração à produção, através de sistemas informacionais e tecnológicos.
Na prática, isso se traduz com um alto nível de automação e de uso de máquinas como robôs, computadores e até mesmo drones que ajudam a aumentar a eficiência da produção, além de ajudar a ter maior controle de todos os processos.
A ideia pode até parecer filme de iniciação científica, mas em diversos países, como na Alemanha, pioneira no desenvolvimento da Indústria 4.0, isso já é uma realidade. No Brasil, no entanto, segundo um estudo realizado pela Totvs em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, a quarta fase da revolução industrial ainda está engatinhando.
Os pesquisadores que realizaram o estudo ???Índice de Produtividade Tecnológica??? descobriram que, embora o uso de sistemas de gestão como o Enterprise Resource Planning (ERP) seja considerável entre as indústrias brasileiras, a utilização de sistemas complementares ao ERP, ainda é baixa.
Principais dados da pesquisaUma das formas de mensurar a implementação da Indústria 4.0 é observando a utilização dos chamados sistemas de gestão, softwares que ajudam a tornar mais rápidas e eficientes operações das mais diversas áreas de uma empresa ou indústria.
O estudo da H2R Pesquisas Avançadas em parceria com a Totvs buscou investigar justamente como está a implementação desses recursos na indústria brasileira.
Utilização de ERP???sUm dos principais sistemas de gestão que pode mostrar o avanço da indústria 4.0 é o Enterprise Resource Planning (ERP). A principal aplicabilidade desses programas é na parte administrativa, no chamado Back Office.
Com esse recurso, a empresa pode, por exemplo, ???automatizar??? o pagamento de contas e folhas salariais e verificar o fluxo de caixa. Os ERPs podem ser utilizados também nos processos produtivos e, nesse caso, o software atualiza em tempo real a utilização, por exemplo, da matéria-prima.
O estudo concluiu que os ERPs são bem aceitos pela indústria brasileira e são utilizados nas mais diversas áreas, como nos setores financeiro, fiscal, de faturamento e de estoque. No entanto, o uso desses sistemas ainda é disperso, ou seja, as empresas não compram pacotes integrados de ERPs, elas preferem soluções pontuais, pensadas a partir das necessidades de cada setor.
Baixa adesão a sistemas complementares Outra conclusão apresentada pelo estudo é que as indústrias brasileiras adotam de maneira muito tímida os sistemas complementares ao Enterprise Resource Planning.
Então, por exemplo, ainda há baixa adesão a sistemas que fazem a integração com o e-commerce, e o CRM (Customer Relationship Management) é desconhecido por mais da metade das indústrias. Outro dado revelado é que as indústrias também não investem tanto em soluções do tipo ???cloud??? (armazenamento de informações na nuvem).
Integração com o e-commerceA integração com o e-commerce, feita principalmente através do omnichannel, é talvez o maior gap das indústrias brasileiras já que, segundo o estudo, 70% delas ainda não possui softwares para essa funcionalidade.
Esse dado pode ser preocupante porque no momento atual de consumo, as pessoas tendem a aproveitar a internet para pesquisar e adquirir produtos. Ou seja, para que a Indústria 4.0 se concretize e expanda é de extrema importância que a área de produção seja integrada à área de venda, por exemplo.
Soluções na nuvem Outro dado significativo que a pesquisa revelou é que 60% das indústrias brasileiras ainda não possuem soluções do tipo ???cloud???, ou, em bom português, na nuvem. Ou seja, boa parte delas ainda não hospeda dados e informações relevantes da organização em servidores que podem ser acessados através da internet.
Com isso, as vantagens do cloud computing, como a agilidade e a flexibilidade para acesso e a segurança de armazenamento, não são atingidas, tornando a implementação da indústria 4.0 mais lenta e incompleta.
CRM (Customer Relationship Management)Outro sistema complementar que é pouco utilizado pela indústria brasileira é o Customer Relationship Management, CRM, que podemos traduzir como um sistema que faz a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
De forma geral, esse sistema de gestão permite que a empresa tenha conhecimento, por exemplo, do email e do telefone do cliente, o que facilita a interação da empresa com o seu público alvo. Segundo a pesquisa, 56% das empresas brasileiras não fazem ainda essa integração.
Esses dados deixam claro, portanto, que a Indústria 4.0 não se traduz apenas como automação do chão de fábrica, ou da área administrativa. A interação com os clientes e a utilização de soluções em nuvem também são indícios de sua força e de sua extensão e, nesse sentido, as indústrias brasileiras ainda precisam avançar.