Para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Sumaré, por meio da Atenção Básica e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), alerta a população sobre os riscos do tabagismo, diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, e reforça o apoio gratuito oferecido pela Municipalidade, através de grupos antitabagismo mantidos em três Unidades de Saúde do município. A assistência do grupo tem duração de um ano, sendo que inicialmente são realizados encontros semanais, seguidos de reuniões quinzenais e mensais, no qual o paciente passa pela chamada ???abordagem intensiva???, com palestras temáticas e atividades físicas e psicológicas. Alguns casos também recebem o tratamento por adesivo, de acordo com a avaliação clínica. Os grupos são acompanhados por médicos (clínicos gerais) e enfermeiros devidamente capacitados pelo Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras drogas). O material didático é oferecido pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Todos os cidadãos sumareenses interessados em parar de fumar estão convidados a ingressarem em um desses grupos que são mantidos na USF (Unidade de Saúde da Família) Maria Antônia, UBS (Unidade Básica de Saúde) Nações e CIS (Centro Integrado de Saúde) Nova Veneza. Para participar, basta o interessado comparecer nas reuniões. Mais informações, como os dias e horários dos encontros, devem ser obtidas junto às Unidades.A iniciativa antitabagismo deverá posteriormente ser ampliada para as demais unidades da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré.
ENDERE??OSCIS Nova Veneza – Rua Paraíba, nº 211 – Jardim São Francisco de AssisUSF Maria Antônia – Rua Osvaldo Vacari, nº 685 – Jardim Maria AntôniaUBS Nações ??? Aldo de Oliveira Muller, nº 417, Parque das Nações
DIA MUNDIALO Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1987 e é comemorado anualmente em todos os países que apoiam a iniciativa. Pesquisas da OMS mostram que, a cada ano, cerca de 5 milhões de pessoas morrem por fatores atribuídos ao tabaco. No Brasil, de acordo com dados de 2012 do INCA, 11% das mortes do país são atribuíveis ao tabaco.Entre as provocadas por câncer de pulmão, traqueia e brônquios, 72% deve-se ao tabagismo.