A Prefeitura de Sumaré aumentou o número de postos que oferecem a vacina contra a febre amarela no município. ??s terças-feiras, além da unidade de saúde do Centro, os moradores que necessitam da imunização também podem procurar a USF (Unidade de Saúde da Família) do Virgínio Basso. Ao todo, são seis postos de vacinação em Sumaré. 
“Mesmo Sumaré não sendo uma área de risco, estamos ampliando a quantidade de unidades de saúde com a vacina disponível, com o objetivo de garantir um melhor atendimento aos nossos moradores”, comentou o prefeito Luiz Dalben. 
A vacina está disponível gratuitamente, conforme liberação da Secretaria Estadual de Saúde. Em cada dia da semana, a imunização é realizada em postos diferentes, sempre das 8h às 15h.
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que no município de Sumaré não há registros de casos suspeitos ou confirmados de febre amarela, portanto, a cidade não é classificada como área endêmica, ou seja, não há a exigência de vacinação ??? a menos que o morador vá se deslocar para regiões onde existam casos confirmados de infecção pela doença. 
Nestes casos, a vacinação deve ocorrer 10 dias antes da viagem. ?? necessário apresentar a carteira de vacinas. Para bebês com menos de nove meses, pessoas com mais de 60 anos de idade e gestantes, a vacina deve ser aplicada somente com prescrição médica. 
N??MEROS E PREVEN????O

Segundo o Ministério da Saúde, até a última sexta-feira foram confirmados 230 casos da doença em todo o país e 79 óbitos. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte e Tocantins possuem casos em investigação.

Em Sumaré não há registro de casos suspeitos ou confirmados de febre amarela em humanos nem em macacos. Mesmo assim, a procura pela vacina aumentou consideravelmente no município. 
Em janeiro deste ano, foram aplicadas 1.775 doses da vacina, sendo que em todo o ano de 2016 foram apenas 350 doses aplicadas.

Embora não haja registros da doença na cidade, medidas de prevenção são fundamentais. Na área urbana, a febre amarela pode ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue, zika e chikungunya). 
A Vigilância Epidemiológica recomenda eliminar todos os focos do mosquito ??? para evitar que eles se contaminem com o vírus; usar, diariamente, repelentes e roupas que protejam o corpo contra a picada do mosquito; se possível, não se deslocar para as áreas de risco.
Vacinação das 08h às 15h
Segunda-feira – UBS MatãoTerça-feira – Centro de Saúde II e USF Virgínio BassoQuarta-feira – PSF Maria AntôniaQuinta-feira – PACS DenadaiSexta-feira – PACS Picerno