O período de férias escolares chegou mais cedo este ano devido à Copa do Mundo. Para que tudo ocorra dentro da normalidade e as crianças se divirtam de forma sadia, o Corpo de Bombeiros Municipal, órgão da Prefeitura de Sumaré, veio a público esta semana orientar a população em geral, mas principalmente os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes da cidade, sobre os riscos do uso do ???cerol???.

O Corpo de Bombeiros ressalta o perigo em utilizá-lo, pois além do risco de ferir o próprio corpo háameaças de machucar os indivíduos que estão ao redor. Os maiores riscos são os cortes causados pelas linhas. Os motociclistas e ciclistas são as principais vítimas, e o pescoço é a parte mais atingida, principalmente devido a falta de proteção. Há dezenas de casos documentados de mortes causadas pelas linhas com cerol, basta uma rápida procura na internet ou no site www.cerol.com.br (que traz imagens fortíssimas de vítimas desta prática).
REDE EL??TRICADe acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, Laércio Sant???Ana Júnior, o último registro de vítimas por causa do cerol foi em 2010, com dois casos. Além disso, há o risco às redes de distribuição de energia: de janeiro a junho de 2013, a concessionária CPFL Paulista registrou 78 ocorrências envolvendo pipas enroscadas na rede elétrica em Sumaré, que afetaram e causaram transtornos a 43.297 consumidores.
FISCALIZA????OEm Sumaré, a fiscalização ocorre por meio de patrulha da Guarda Civil Municipal, que ao se deparar com crianças usando esse material faz o recolhimento do produto e encaminha a criança aos pais, alertando sobre o perigo e leis que proíbem a atividade. Em situações com vítima, o responsável é levado ao Distrito Policial e responde a processo por lesão corporal culposa.
Além disso, desde 2007 há o Projeto ???Cerol Não???. Uma equipe dos bombeiros visita as escolas interessadas para divulgar os riscos do cerol e conscientizar os pais e alunos. O objetivo do programa é minimizar o número de acidentes com vitimas com linhas de pipas que contenham cerol. As palestras de prevenção têm duração de 50 minutos e atendem alunos das redes pública e particular, a partir de 7 anos (segundo ano escolar). Em algumas instituições, os pais são chamados para participarem. 
ORIENTA????ES PARA SOLTAR PIPA DE FORMA SEGURA
O Corpo de Bombeiros de Sumaré divulgou algumas dicas para a brincadeira ser apenas diversão:- Não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos;- Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos.Procure locais abertos como praças e parques;-Tente soltar pipa sem rabiola (rabo de uma pipa ou papagaio que o mantémno ar). Na maioria dos casos, a rabiola da pipa prende na fiação de altatensão;- Não empine pipa em cima de lajes e telhados, há risco de queda;- Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol.Também não faça pipas com papel laminado;- Ao correr atrás das pipas, muito cuidado com o trânsito;- Caso uma pipa enrosque em fios, não tente retirá-la. ?? melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus para alcançá-las ou desenrolá-las.