Prosseguem em ritmo acelerado as obras de reforma e adequação do prédio que vai receber o PA (Pronto Atendimento) da Região do Matão, realizadas pela Prefeitura de Sumaré com equipes próprias. A nova sede para a Unidade de Saúde é o mesmo prédio onde antes funcionava o antigo Centro Cultural do Matão, na Avenida Emílio Bosco. Ao longo dos últimos meses, equipes da Prefeitura trabalham diariamente no local, que está sendo totalmente recuperado.
A entrega da nova Unidade de Pronto Atendimento deve acontecer em breve. Para garantir a segurança, motoristas e pedestres devem redobrar a atenção ao trafegar pelas vias no entorno do canteiro de obras.
Realizada com recursos e mão de obra próprios da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, as melhorias no prédio incluem uma série de intervenções visando adequar a estrutura física às necessidades de um Pronto Atendimento em Saúde. Atualmente, o PA funciona em um prédio próximo, situado do outro lado da Avenida Emílio Bosco, no nº 825. De acordo com o administrador regional do Matão, Otair Ferreira, já foram finalizadas as novas redes e ligações hidráulicas e as instalações sanitárias no ???novo??? PA.
Ainda segundo o regional, todo trabalho de implantação do Sistema de gases e ar comprimido, serviços de pintura geral e o acesso externo para pacientes também estão em fase final de obras.
O local conta com salas adequadas para consultórios clínico e ginecológico, setor administrativo, sala de medicação, sala de observação pediátrica, sala de procedimentos, sala de exames (eletrocardiograma, ortopedia, urgência e emergência, observação, isolamento, raio-x, acolhimento e triagem), farmácia interna para dispensação de medicamentos para a equipe de Enfermagem e almoxarifado, além de toda a readequação estrutural.
A futura mudança de endereço do Pronto Atendimento também vai beneficiar a equipe da USF (Unidade de Saúde da Família) Matão, que hoje funciona em um local alugado. A Unidade de Saúde será transferida para o espaço que abriga atualmente o Pronto Atendimento.