A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, iniciou nesta semana a demolição de 44 moradias construídas irregularmente em áreas verdes públicas localizadas nos bairros Jardim São Francisco e Residencial Ypiranga, na Área Cura. As famílias que viviam nestas ocupações foram realocadas pela Administração Municipal para o Condomínio Genova, no Jardim Denadai, por meio do programa oficial da Habitação sumareense. 
Os beneficiários do programa, que foram para apartamentos populares, fazem parte da ???demanda indicada??? pela pasta e são, geralmente, provenientes de ocupações irregulares e de risco ou, em alguns casos, de áreas alvo de ações civis públicas.
De acordo com a secretária de Habitação de Sumaré, Geralda Magalhães, as demolições das antigas moradias estão sendo realizadas assim que as famílias são transferidas para o novo apartamento. 
Desde a entrega das chaves e a mudança das famílias para o condomínio até a demolição das ocupações irregulares, todo o trabalho é coordenado pela Secretaria de Habitação da Prefeitura de Sumaré, com o apoio técnico da Defesa Civil e da Guarda Municipal. A ação envolve também as secretarias de Serviços Públicos, que executa as demolições e faz a retirada do entulho resultante deste trabalho, e de Meio Ambiente, responsável pela recuperação ambiental da área degradada.