A Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente divulgou o balanço do trabalho realizado pelos fiscais ambientais do município no primeiro semestre de 2013. Só no período de janeiro a junho foram contabilizados 70% dos autos realizados durante todo o ano passado. Foram 373 autos e inspeções em 6 meses contra 536 de todo o ano passado.
Só neste ano, a secretaria emitiu 21 notificações ambientais a empreendimentos instalados em Sumaré, solicitando a regularização de acordo com a Lei 5.274/11, que trata do licenciamentomunicipalizado. Os proprietários de oficinas mecânicas, funilaria e pintura, lava rápidos, serralherias, depósitos de sucatas e recicláveis, devem ficar atentos e fazer as adequações que forem necessárias.
As fiscalizações realizadas pela prefeitura atendem a denúncias e reclamações, que devem ser feitas pelo telefone da secretaria de Meio Ambiente 3828-4775 ou da Ouvidoria Municipal 0800-770-0770. A secretaria também informa que casos de odores e fumaça são de competência da CETESB, mas são atendidas pelos fiscais municipais e envidas para providências na agência de Americana.