A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, entregou na tarde desta quinta-feira, 11 de dezembro, ao secretário adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, Sergio Tiezzi, os primeiros 13 volumes encadernados com as folhas originais do abaixo-assinado pró-viaduto Centro/Nova Veneza, contendo quase 28 mil assinaturas. O material foi encabeçado por um ofício da própria prefeita, ressaltando os motivos que levam a cidade a desejar e defender o projeto, fruto de um pedido da própria Cristina ao governador Geraldo Alckmin e desenvolvido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A campanha ganhou o nome de ???Viaduto: Eu Quero!???.
O novo viaduto Centro/Nova Veneza, em Sumaré/SP, que vai ligar a Avenida José Mancini à Avenida da Amizade, passando ao lado da tombada Subestação de Energia Elétrica que servia à antiga Estação Ferroviária de Rebouças, por sobre a linha férrea da extinta FEPASA e por sobre o Ribeirão Quilombo.
O pedido de transposição da Subestação, um bem tombado no âmbito estadual ano passado, foi rejeitado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em novembro, mas a EMTU apresentou um recurso à Secretaria da Cultura.
A CAMPANHAA campanha ???Viaduto: Eu Quero!??? visa demonstrar aos órgãos estaduais do patrimônio histórico que a cidade precisa e quer a construção do novo viaduto. A proposta da EMTU visa desafogar o trânsito na ???entrada??? da cidade, congestionado por causa das duas ???barreiras naturais??? que existem neste acesso ??? a linha do trem e o Ribeirão Quilombo. A proposta daempresa estadual inclui também a revitalização da área tombada da Subestação, esua utilização como área de Lazer e Cultura. Em 2013, em atendimento a um pedido da prefeita Cristina Carrara, o governador Geraldo Alckmin anunciou a obra, para qual já estão reservados R$ 75 milhões em recursos do Governo do Estado.
A versão mais recente do projeto passa ao lado da antiga Subestação de Energia Elétrica de Rebouças, situada no final da Avenida José Mancini, e liga o Centro à Avenida da Amizade ??? onde será construído, também pela EMTU, o novo Terminal Rodoviário de Sumaré. A realização da obra depende agora só da aprovação do projeto pelos órgãos do patrimônio histórico.