As 25 famílias do Jardim Três Pontes que permaneciam abrigadas na Escola Municipal Antônio Palioto, região central, após as fortes chuvas dos últimos dias, retornaram na tarde desta segunda-feira, dia 7, para suas residências. Após vistoria e monitoramento da Defesa Civil, os moradores foram orientados e liberados, levando para casa cestas básicas, roupas e kits de limpeza.

Após do café da tarde de ontem, foi realizada uma reunião com as famílias e todas receberam orientações e assistências sociais e de saúde, foram aconselhadas sobre os procedimentos que deverão seguir diante de novas ocorrências e receberam kits de alimentação e limpeza, colchões em alguns casos, além de fraldas e leite para as famílias com crianças ou idosos que necessitam. ?? noite, os moradores retornaram à escola para o jantar e depois regressaram para o bairro. Todo o transporte, assim como a alimentação e acolhimento, foi fornecido pela Prefeitura.

???As famílias do Três Pontes foram umas das mais atingidas pelas cheias do Ribeirão Quilombo, prestamos toda a assistência social e de saúde a todos, oferecendo um acolhimento com dignidade e muito carinho. Após a vistoria de todas as residências e confirmação da minimização do risco, sentamos com os moradores e explicamos toda a situação, demos orientações e distribuímos os kits para levarem para suas casas, para que possam dar o primeiro passo no recomeço de suas vidas???, explicou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

As famílias do Jardim Três Pontes estavam abrigadas na EM Antônio Palioto desde sábado de madrugada e receberam alimentação, atendimento médico, vacinação, roupas, produtos de higiene pessoal, além de atividades recreativas.

???Desde o início das fortes chuvas, trabalhamos 24 horas por dia para minimizar os riscos à população e prestar toda assistência às famílias desabrigadas. Agradecemos a população, que, num lindo gesto de solidariedade, tem realizado doações a esses moradores desde sábado. São inúmeras doações que chegaram e ainda estão chegando, que nos ajudam a atender com dignidade e respeito essas famílias. Não medimos esforços para garantir um atendimento humanitário a essas pessoas e agradecemos a todos que tem nos auxiliado neste momento, seja com doações ou com trabalho voluntário. ?? muito gratificante ver toda a nossa cidade unida para ajudar o próximo???, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Nos últimos dias, Sumaré registrou 143 mm de chuva, volume três vezes maior que o esperado para a semana e que, considerando também a grande precipitação nas cidades de Campinas e Hortolândia (acima de Sumaré), resultou no transbordo do Ribeirão Quilombo em alguns pontos da cidade, afetando famílias de áreas de ocupação, cerca de 2 mil casas e 16 bairros, entre eles ??? os mais prejudicados ??? Vila Diva, Jardins Primavera, Dulce, Basilicata, São Domingos e Chácaras Três Pontes. As famílias que necessitaram foram abrigadas nas Escolas Municipais Antonio Palioto, na região central, e Ramona Canhete Pinto, na região do Matão, e receberam todo o tipo de apoio. Todas as secretarias municipais trabalham de forma integrada.