Luiz Henrique Moreira dos Santos sofreu seis AVCs (Acidente Vascular Cerebral), sendo o primeiro aos 10 anos de idade. A enfermidade ocasionou paralisia parcial em seu corpo, impossibilitando, inclusive, a sua locomoção. Aos 22 anos de idade, completados em 2010, o jovem morador do Jardim Picerno, em Sumaré, foi apresentado ao badminton. O esporte, além de auxiliá-lo na recuperação motora, transformou-o numa das maiores referências paralímpica brasileira.

Hoje aos 29 anos, Luiz Henrique conquistou no último final de semana a medalha de prata na 1ª Etapa Nacional de Parabadminton, realizada no Clube Pinheiros, em São Paulo. “Neste ano, ainda participarei de outras três etapas, que acontecerão nas cidades de Teresina (Piauí), João Pessoa (Paraiba) e Curitiba (Paraná) e estou confiante em conquistar novos pódios”, comentou o paratleta. Nesses sete anos de competições, Luiz Henrique possui uma coleção de medalhas, entre elas um bronze conquistado no Pan Americano de Parabadminton, realizado no final do ano passado na cidade de Medelin, na Colômbia.
A conquista do jovem sumareense foi lembrada pelo prefeito Luiz Dalben, que já determinou à Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer a preparação de um espaço para o badminton nas dependências do Centro Esportivo Vereador José Pereira. “O feito do Luiz Henrique merece ser celebrado. Hoje ele é um dos principais jogadores de parabadminton no Brasil e seu esforço vem rendendo importantes resultados também no exterior. Neste sentido, é importante que a Prefeitura garanta um espaço para treinamento e formação de novos atletas, elevando assim o nome de Sumaré nas mais diversas competições do país e do mundo”, destacou o prefeito.
Durante um bate papo com o atleta em seu gabinete, que ainda contou com a presença do vice-prefeito Henrique Stein Sciascio e do secretário de Esportes, Paulo Sciascio Neto, o prefeito até arriscou “bater uma bolinha” com Luiz Henrique. “?? um esporte novo e pouco difundido, mas que aqui em Sumaré será valorizado, assim como os outros esportes. Para isso, determinarei à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Esporte, para que possamos atrair investimentos da iniciativa privada e das grandes empresas do nosso município para apoiar esses atletas por meio de bolsa e patrocínio. Isso sem dúvida vem ao encontro das necessidades e os auxiliarão para que possam participar das competições”, disse Luiz Dalben.