Em Sumaré, atualmente, sete mil famílias estão inscritas no Cadastro ??nico recebendo benefícios do programa social federal Bolsa Família, de acordo com balanço da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social. Com o objetivo de regularizar a situação dessas famílias, garantindo que continuem recebendo o benefício, a Prefeitura iniciou o ano de 2018 com três frentes de trabalho.
Além dos plantões no Centro Administrativo de Nova Veneza, com o setor de Cadastro ??nico funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, a Prefeitura iniciou as ações de averiguação e revisão nos CRAS Nova Veneza e Área Cura. Até o fim deste mês, todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) descentralizados do município estarão dando início ao mesmo trabalho, que é contínuo durante todo o ano, de receber as famílias para a atualização das informações. Equipes volantes também estão nas ruas, visitando os beneficiários e verificando se continuam atendendo às regras do programa social.
Segundo apontou o Ministério do Desenvolvimento Social, no município existem 140 famílias restantes (de um total de 919) com risco de ter o benefício bloqueado por falta de atualização das informações. O prazo para a revisão é até 16 de março.
O trabalho consiste na revisão dos documentos pessoais e da comprovação de renda familiar, que deve ser de até R$ 170 per capita. A atualização cadastral é um procedimento do Bolsa Família, regulamentado pelo Governo Federal, com o objetivo de verificar se as famílias beneficiárias ainda atendem às regras do programa social, garantindo a realidade das informações que constam no cadastro.
???Nossas equipes realizam este trabalho sério, durante todo o ano, sempre em prol das famílias sumareenses em situação de vulnerabilidade, que dependem da transferência direta de renda dos programas sociais. Graças às ações pontuais e assertivas, o município alcançou do Ministério do Desenvolvimento Social, índice satisfatório de 70% de acompanhamento da atualização cadastral. ?? importante que os beneficiários mantenham as informações atualizadas a fim de não sejam prejudicados com o bloqueio dos pagamentos???, completou o prefeito Luiz Dalben.