Mais uma etapa da fiscalização de caminhões de lixo que circulam pela Rua Lindário Constantino Parmegiani (entre o Jardim Dall???Orto e o Parque Itália), e outros pontos da Região do Maria Antonia de Sumaré, foi realizada na última semana pela Prefeitura de Sumaré. A ação resultou em 114 vistorias ??? com sete advertências e sete multas por mau estado de conservação do veículo e derramamento de chorume (líquido resultante da decomposição de resíduos) em via pública, causando impactos ambientais e mau cheiro, causa principal das reclamações de moradores dos bairros próximos.
Executada pelos fiscais da Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente da Prefeitura de Sumaré, com o apoio do Departamento de Trânsito e Guarda Civil Municipal ??? por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), a fiscalização ocorreu em três dias alternados e com horários diversos, tendo como objetivo a verificação do cumprimento dos dispositivos da Lei Municipal nº 5.793 de 2015, que ???trata das infrações e sanções administrativas ambientais???. Outra operação semelhante foi realizada no ano passado, com mais de 360 veículos vistoriados. A secretaria de Meio Ambiente de Sumaré informou que a fiscalização continua por tempo indeterminado. 
O chorume é um líquido altamente contaminante que, derramado em via pública, pode atingir o solo e os recursos hídricos, podendo causar sérios prejuízos à saúde humana. Os caminhões carregados de lixo chegam de diversas cidades do Estado de São Paulo e utilizam a Região do Maria Antonia como passagem de acesso a um aterro controlado de Paulínia. 
A Prefeitura de Sumaré pede que os moradores continuem colaborando com a Administração Municipal, por meio de denúncias através do telefone da Ouvidoria Municipal: 0800-770-0770.