A Região do Matão recebe neste sábado, dia 12 de dezembro, de manhã, o primeiro mutirão de voluntários que vão orientar a população sobre as formas de eliminação dos criadouros do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A ação, que vai funcionar como um ???reforço??? do trabalho diário que já é realizado na cidade pelas equipes técnicas da área, é organizada pela Prefeitura de Sumaré.
Ao longo da manhã, mais de 100 duplas vão bater de casa em casa oferecendo orientação, material informativo e até mesmo auxiliando os moradores a removerem dos quintais materiais que possam servir de ???berçário??? para as larvas do Aedes aegypti. Historicamente, mais de 80% dos criadouros estão no interior dos imóveis, principalmente nos quintais.
Os moradores do Matão estão sendo avisados do mutirão por faixas e carro de som. O pedido é para que todos recebam bem os voluntários, que vão estar identificados por camisetas e crachás. Depois do Matão, outras regiões da cidade também vão receber a visita dos voluntários, gradativamente.
Os voluntários (em sua maioria servidores municipais de outras áreas que não da própria equipe antidengue) receberam no último sábado, 5 de dezembro, no Auditório do Centro Administrativo de Nova Veneza, um treinamento de 4 horas ministrado pela equipe municipal de Controle de Endemias ??? que contou com a presença da prefeita Cristina Carrara, idealizadora do mutirão.
Paralelamente, continua, durante a semana, em toda a cidade, o trabalho de combate ao mosquito realizado de forma ininterrupta pelos 40 Agentes de Endemias e pelos 103 Agentes de Saúde da Prefeitura de Sumaré, que muitas vezes contam também com o apoio de equipes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias, órgão do Governo do Estado de São Paulo).