Logo após a intensa chuva que caiu na cidade durante este domingo, dia 27 de dezembro, a Prefeitura de Sumaré mobilizou equipes de diversas secretarias, dos Bombeiros Municipais e da Defesa Civil Municipal para resgatar e orientar as famílias atingidas, monitorar os pontos de riscos, controlar o Trânsito nos pontos de alagamento e realizar a organização dos acessos às ruas afetadas, buscando minimizar ao máximo os impactos para as famílias atingidas.

A Prefeitura de Sumaré agiu rapidamente, com equipes atuando durante a tarde, noite e madrugada, desde o monitoramento dos pontos críticos, no atendimento e orientação das famílias das áreas de risco e no atendimento momentâneo daquelas que precisaram de apoio ou mesmo de abrigo.
Preocupada com as famílias afetadas, a prefeita Cristina Carrara enviou na manhã desta segunda-feira, dia 28, ofício ao Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, solicitando mais colchões, kits de limpeza, kits de higiene, cestas básicas de alimento, cobertores, lençóis e agasalhos, a serem distribuídos se e conforme houver necessidade.
ATENDIMENTOPor volta das 22 horas, agentes do Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré, Secretaria de Inclusão Social, Secretaria de Mobilidade, Guarda Civil e da Defesa Civil Municipal e Estadual iniciaram o atendimento às cerca de 800 moradias que foram atingidas em algum nível pelas águas de córregos e rios que subiram rapidamente devido à precipitação pluviométrica de grande intensidade e em curto espaço de tempo que atingiu vários pontos da cidade ??? grande parte dessa água, inclusive, veio do município de Hortolândia, situado à montante (acima) na bacia do Ribeirão Quilomho -, sendo 300 casas no Jardim Três Pontes, 200 nos jardins Primavera e São Domingos e outras 300 residências no Basilicata e Picerno 1.
O atendimento no Três Pontes contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Americana.Também houve uma residência afetada no Parque das Nações e uma erosão na área verde à margem do Córrego Tijuco Preto no Jardim Morumbi.
A Defesa Civil Municipal contabilizou 1.500 pessoas desalojadas ou removidas preventivamente. A grande maioria das famílias afetadas foi abrigada por parentes e amigos. Estas famílias estão retornando para as suas residências gradativamente, conforme o nível dos cursos d???água recua.A Secretaria Municipal de Inclusão Social foi acionada e atendeu 6 famílias (cerca de 20 pessoas) no Centro Esportivo ???Vereador José Pereira??? ??? parte já havia retornado para seus bairros de origem no início da manhã desta segunda-feira.
Esse número de abrigados tem variado desde a manhã deste dia 28, conforme a necessidade. A Prefeitura está oferecendo alimentação para estas pessoas abrigadas no Centro Esportivo.Todos os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da Prefeitura de Sumaré estão abertos neste dia 28 e funcionando com equipes de assistentes sociais e de apoio. Nestes locais, a Prefeitura faz a distribuição de itens de primeira necessidade necessários às famílias atingidas pelas chuvas. 
O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também está oferecendo atendimento com psicóloga e assistente social. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos atua na limpeza dos bairros, por meio das Administrações Regionais. O atendimento emergencial também está contando com o auxilio das secretarias de Governo, Administração e RH e de Meio Ambiente.
ALERTAAs equipes da Prefeitura e da Defesa Civil monitoram as condições climáticas e o nível dos cursos d’água em tempo real e permanecem em alerta 24 horas por dia nesta “Operação Verão”, realizam as limpezas emergenciais em pontes e tubulações eventualmente entupidas por lixo e entulho depositado irregularmente em locais abertos e monitoram o escoamento da água para iniciar os trabalhos de reparos.
A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Inclusão Social estão de plantão 24 horas por dia. Em situações como a deste domingo, quando o cidadão verificar ocorrências de queda de árvores, obstruções de vias públicas ou alagamento de vias públicas ou imóveis particulares, qualquer chamado de urgência e emergência pode ser contatado através dos números 193 e (19) 3903-4147.
Os Bombeiros Municipais podem acionar as equipes das demais secretarias da Prefeitura e a própria Defesa Civil Municipal e Estadual, se necessário. Mais informações serão divulgadas conforme estiverem disponíveis.