Representantes da empresa Comap Consultoria, especializada em Engenharia de Transportes e contratada por licitação, apresentaram para a prefeita Cristina Carrara (PSDB) nesta semana, o ???Estudo de Demanda e Movimentação de Passageiros do Transporte Coletivo de Sumaré???. A pesquisa, que durou aproximadamente quatro meses, fez uma análise técnica e detalhada das necessidades dos usuários dos ônibus coletivos urbanos e apontou as melhorias que podem ser feitas nas linhas municipais. As informações coletadas serão agora analisadas por técnicos da Prefeitura, para que as melhorias no sistema possam ser implantadas gradativamente, a partir do segundo semestre. O estudo foi realizado com mais de 3.000 usuários do Transporte Coletivo Urbano.Foi apontado que, das 16 linhas municipais (com embarque e desembarque dentro de Sumaré), 7 apresentaram necessidade de ajustes no trajeto, para atender as poucas áreas ainda ???descobertas???.???Identificamos em Sumaré uma boa área de cobertura de linhas municipais, mas algumas precisam passar por readequação. Essas mudanças serão feitas de forma gradativa e serão informadas com antecedência aos usuários, para que eles possam se preparar e se adaptar???, explicou o consultor da empresa, João Carlos Scatena.A partir de agora, a Secretaria Municipal de Mobilidade vai montar um cronograma de alteração nos itinerários, que serão graduais, atingindo uma linha por vez. A cada mudança, os usuários da respectiva linha serão informados das mudanças com antecedência, através de comunicados que serão distribuídos nos bairros beneficiados.
PESQUISAA primeira fase da pesquisa, chamada de EDCS (Embarque e Desembarque com Senha), foi um estudo sobre a movimentação de passageiros nos ônibus coletivos urbanos que circulam pela cidade, e começou dia 3 de fevereiro.Este levantamento inicial foi realizado com os usuários, dentro dos ônibus, durante os trajetos de cada itinerário (linha). Das 6 às 19 horas, nos dias úteis, dois agentes identificados permaneceram em cada linha de ônibus oferecendo uma senha numerada aos usuários na hora do embarque.Essas senhas foram recolhidas no desembarque. Por meio do número de cada cartão devolvido, associado à localização do ponto de ônibus em que o usuário subiu e desceu, está sendo possível mapear os locais onde as pessoas embarcaram e desembarcaram, identificando os pontos e linhas de maior demanda.Entre as informações coletadas, foram diagnosticadas as quantidades de embarque e desembarque de passageiros em cada ponto de parada, as viagens realizadas por período do dia e o sentido de cada deslocamento.Na segunda parte da pesquisa, chamada de ???Origem-Destino???, os pesquisadores conversaram com a população diretamente nas paradas de ônibus, levantando informações individuais sobre qual o destino e origem do usuário e a frequência que faz o trajeto.Entre as informações coletadas, estavam as quantidades de embarques e desembarques de passageiros em cada ponto de parada, as viagens realizadas por período do dia e o sentido de cada deslocamento. Nesta fase, foi possível identificar as paradas com maior demanda de usuários, os locais de fixação ou retiradas de pontos de ônibus e as reais necessidades da população.