Durante toda nossa existência sempre podemos buscar melhorias em nossas atitudes, afinal, somos seres em constante aprendizado e evolução. Da mesma maneira é o mundo, o país, o estado, a cidade em que vivemos: sempre teremos algo a melhorar.
?? evidente que o conceito do que é melhor ou pior é muito relativo, em qualquer circunstância que observarmos. O que é bom para um, pode não ser para outro e vice versa. Mas quando saímos do aspecto pessoal, quando os desejos particulares são deixados de lado, temos o que podemos chamar de bem comum ou interesse da coletividade. E nesse ponto podemos refletir sobre a seguinte questão: quais ações estou tomando pelo local em que resido; que melhorias estou buscando para que a vida em sociedade seja melhor de alguma forma; o que eu estou fazendo?
Alguns podem responder que o interesse coletivo de uma cidade, por exemplo, não é uma demanda individual, mas deve ser daqueles que elegemos democraticamente para nos representar, ou seja, vereadores e prefeito. Este raciocínio está correto. Em partes. Vejamos: se esses cargos são preenchidos por meio do voto de cada um dos eleitores, já temos uma ação individual que resulta em algo para o bem comum.
Da mesma maneira outras atitudes de cada um de nós pode ??? e deve ??? melhorar o lugar em que vivemos. Podemos fazer muito mais do que transferir responsabilidades, podemos ir muito além do que dizer ???não posso fazer nada???. Sim, você pode, eu posso, todos podemos porque o coletivo é formado por cada um de nós e precisamos estar mais engajados na resolução dos nossos próprios problemas que envolvem a comunidade em que estamos inseridos.
Não adianta apenas reclamar, é preciso não ser omisso diante daquilo que precisa ser resolvido, melhorado, esclarecido ou até mesmo cobrado daqueles que tem a responsabilidade de executar. ?? preciso questionar o que nós podemos fazer e fazer! O futuro que teremos está sendo desenhado agora. Lembrem-se: a História somos nós que construímos com nossas ações.
Marcos Morelli Consultor e professor universitário, formado em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão de Negócios.