As startups são empresas inovadoras que atendem demandas não resolvidas do mercado utilizando muita tecnologia. Cada vez mais presentes na atualidade, elas fazem parte dos mais diversos setores e têm um ciclo de vida diferenciado, formado por cinco etapas principais.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, Venture Capital que investe em startups e cria máquinas de marketing e vendas para potencializar o crescimento e a performance das organizações, é importante que os empreendedores interessados em criar uma startup estejam conscientes de como funciona cada ciclo destas empresas. “Iniciar o desenvolvimento de um startup por si só já é algo complexo, e é justamente por isso que é importante estar ciente dos desafios que envolvem cada etapa do negócio”, explica.

Entre os desafios, segundo a especialista, estão o capital limitado, as incertezas e a dificuldade em escalar. “No ecossistema de startups, o chamado “vale da morte” fica no período entre de ideação e o breakeven. Por isso é tão importante manter um planejamento eficiente e que consiga sustentar o caixa da empresa de forma sustentável durante todo o processo”, afirma.

Confira as fases principais do ciclo de vida de uma startup:

  • Ideação ou Investigação – É a primeira fase de uma startup, quando ainda é apenas uma ideia. Nessa etapa, os empreendedores precisam analisar se a ideia tem potencial para se desenvolver, analisar o mercado, pesquisar concorrência e lapidar o que querem oferecer com esse produto ou serviço. “Essa fase é fundamental para construir um bom planejamento e decidir por onde começar a executar”, diz Marilucia.
  • Validação ou Mkt Fit – Aqui, o objetivo é atrair os primeiros clientes, validar a proposta de valor e analisar se a solução entrega o que propõe
  • Vendas ou Operações – Com o produto pronto para rodar, a meta passa a ser se posicionar no mercado e gerar receita com o produto ou serviço. “Nesse early stage é comum que as startups contem com a ajuda de aceleradoras para impulsionar os primeiros passos”, conta a especialista.
  • Expansão ou Tração – Após a fase de validação e vendas, a próxima etapa é a de escala. Segundo a mentora de startups, o objetivo do negócio nesta fase é expandir a base de clientes, estabelecer processos internos e conquistar seu lugar no mercado. “No ciclo de vida de startups, a fase de escala também se refere ao momento de superar o vale da morte, aumentando receita e expandindo a base de clientes”, afirma. 
  • Consolidação ou Scale Up – Finalmente, o nível de maturidade, também conhecido como scale up, é a quarta fase e é o momento em que a startup está madura o suficiente para manter um modelo de negócios sustentável. Ou seja, gera lucro, tem uma previsibilidade eficiente e consegue expandir de forma escalável. “A busca aqui é de aprimorar o produto e expandir mercados”, conclui a cofundadora da Start Growth. Ela ressalta que buscar ajuda especializada para cada etapa do processo pode ser fundamental para conquistar resultados.