A Secretaria de Saúde de Sumaré iniciou este mês a realização da pesquisa de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que se estenderá por toda cidade até o dia 31 de janeiro.
Serão visitados cerca de 4,2 mil imóveis nas sete regiões da cidade, uma média de 600 casas por cada região administrativa. O trabalho é executado pelos agentes de controle de endemias, que verificam a existência de criadouros do mosquito nos imóveis e realizam a coleta de larvas contradas para identificação laboratorial.
A pesquisa verifica, a cada cem imóveis, quantos apresentam recipientes com larvas do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Na apuração de 2016 (realizada nos meses de janeiro, maio e outubro), os índices de Breteau apresentaram resultados 3.2, 0.7 e 0.7 respectivamente. ???Isto significa que, em janeiro, o município encontrava-se em situação de alerta para o risco de uma epidemia e, nas demais avaliações, os resultados foram abaixo do índice considerado de risco, completou Adriana, diretora de Saúde Coletiva de Sumaré.
BALAN??O
Segundo a Secretaria de Saúde de Sumaré, de janeiro a 15 de dezembro de 2016, foram confirmados 472 casos de dengue no município e nenhum óbito. Já os números de zika vírus somaram 52 novos casos confirmados, com maior incidência na Área Cura. Com relação à chikungunya, foram 5 casos confirmados (todos importados, portanto, não contraídos em Sumaré) e dois ainda estão sob investigação.
PREVEN????O
A prevenção é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya e a população tem papel fundamental para que isto ocorra:??? Encha de areia os pratinhos de plantas;??? Evite plantas aquáticas;??? Não acumule entulho e lixo;??? Mantenha a piscina sempre tratada com cloro;??? Retire a água acumulada da laje; ??? Mantenha a lixeira sempre fechada;??? Guarde pneus em lugares cobertos;??? Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo;??? Lave com água e sabão, pelo menos duas vezes por semana, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos;??? Mantenha bem tampados caixas e reservatórios de água;??? Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada;??? Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva. Ao sair de casa, feche a tampa dos ralos internos ou cubra-os com tapetes ou objetos; ??? Substitua a bromélia por outro tipo de planta que não acumule água.