Após protagonizar uma das crises do governo de Cristina Carrara (PSDB), o vice-prefeito de Sumaré Luiz Alfredo Dalben (MD) se agarrou a causa contra a dengue, tema em que a prefeita também tem demonstrado dificuldade em controlar. A cidade já registra mais de 350 casos positivos e uma morte por dengue hemorrágica.
No sábado, voluntários realizaram a primeira ação de combate à dengue no município. A ação foi promovida por um grupo formado com incentivo dos vereadores. Como já era esperado alguns dos parlamentares, além do vice-prefeito, estiveram presentes, entre eles o presidente da Casa, vereador Dirceu Dalben (MD), os vereadores Sérgio Populina (PSB), Cláudio Meskan (PSB), Welington Domingos Pereira (PDT), João Maioral (PT), Prof. Marquinho (PT), Joel Cardoso da Luz (PPL) e Ulisses Gomes (PT). 
A ação – uma caravana da Estação Ferroviária até o Clube Recreativo -, aconteceu durante toda a manhã e a ausência de ao menos um representante do grupo de vereadores do PSDB causou estranheza.
Durante o percurso, os vereadores e voluntários distribuíram aproximadamente 25 mil panfletos à população. Voluntários da Atrium Enfermagem aferiram pressão e realizaram pré-diagnóstico de suspeita de dengue.