O balanço epidemiológico divulgado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Sumaré na última quinta-feira (11) aponta que mais de 90% dos moradores que contraíram a Covid-19 desde o início da pandemia se recuperaram. Ou seja, dos 13.595 casos positivos, 12.973 foram curados da doença.
No entanto, conforme frisa a Prefeitura, para que sejam preservadas e salvas mais vidas, diminuindo os níveis de contágio, é fundamental a colaboração da população. A Administração Municipal pede a adoção de medidas de proteção, como manter o isolamento social, usar máscara e manter a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
O município também segue com o Plano Estadual de Imunização. “Em Sumaré, trabalhamos com responsabilidade para a prevenção e enfrentamento da doença, visando a saúde da população. E esses dados (de recuperação dos pacientes) nos enchem de orgulho”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
“Nossa gratidão aos profissionais da Saúde pelo serviço de excelência que têm prestado no combate à Covid. É um momento difícil e bem delicado, que requer toda a nossa atenção, trabalho, eficiência e planejamento. Nos solidarizamos e queremos manifestar nossos sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos”, acrescenta.
O aposentado José Pertico, de 81 anos, é um dos exemplos da recuperação. Após dias de internação na UPA Macarenko lutando contra a Covid-19, recebeu alta e comemorou segurando uma plaquinha ‘Eu venci a Covid; Deus é fiel’. “Este meu amigo [Deus] é muito fiel comigo. Estou indo para minha casa e vou poder ver os meus netos”, disse, muito obrigado”, diz.