do yahoo.br- O exército de Taiwan revelou sua primeira geração de exoesqueletos movidos à bateria. O equipamento, acoplado na parte inferior do corpo, permite que soldados corram mais rápido e carreguem objetos pesados com facilidade, aumentando a resistência física durante operações militares. Esse traje faz parte do projeto “Taiwan Ironman”, que vem sendo desenvolvido há quatro anos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, o principal fabricante de armas do país. Com um orçamento de US$ 5,74 milhões (cerca de R$ 32 milhões na contação atual), a ideia é usar o exoesqueleto já no ano que vem.
“Eles podem ser usados em operações de campo, na movimentação de munição e armas pesadas, aumentando a mobilidade e a eficiência das tropas em tempos de guerra, ou em missões de busca e resgate pós-desastre”, explica o engenheiro responsável pelo projeto Jen Kuo-kuang.
Força extra
Os trajes foram projetados para auxiliar usuários que precisam percorrer longas distâncias, reduzindo o estresse nas articulações das pernas e quadris. Atuadores mecânicos aumentam a resistência dos joelhos, permitindo que os soldados carreguem objetos pesados enquanto se movem a uma velocidade de até 6 km por hora.