Tecidos do futuro: novas tecnologias e fios ultra resistentes

Moda & Casa,

Tecidos do futuro: novas tecnologias e fios ultra resistentes

14 de março de 2023

Tecidos para se usar em casa. Futuro

Para curtir a casa sem medo, a escolha dos materiais mais adequados para cada necessidade, perfil de morador ou de família é uma preocupação que sempre acompanha a hora de realizar o projeto de interiores ou de decoração dos ambientes, principalmente quando falamos de tecidos para sofás, poltronas e estofados em geral. Moradias com crianças e animais de estimação pedem superfícies ainda mais fáceis de limpar e resistentes ao cotidiano cheio de surpresas.

 

Ao mesmo tempo, quem ama receber em casa sabe da importância de ter um estofado sempre impecável, sem marcas de sujeira, manchas de vinho, café ou riscos acidentais de caneta. Para evitar essas situações também vale a máxima de selecionar um tecido durável e com uma proteção extra, ou seja, um acabamento que impeça que a sujeira penetre profundamente, permitindo uma limpeza descomplicada e eficiente.

 

A empresa Dino Zoli, marca italiana de tecidos com presença no Brasil há quase 30 anos, demonstra como a tecnologia têxtil tem evoluído ao longo do tempo, oferecendo, além de tramas, texturas e cores atuais, o inovador acabamento antiaderente Easy & Clean, que torna os tecidos à prova de sujeiras e manchas. “Nosso cuidado começa desde a escolha dos fios, passando pelos processos de produção, tingimento e acabamento“, afirma Elizabete Cristina Ambiel Serpa, CEO da Dino Zoli Brasil.

Exclusividade da Dino Zoli Brasil, o Easy & Clean é um acabamento para tecidos que cria um efeito antiaderente a fim de impedir que a sujeira penetre profundamente, criando uma barreira às manchas e sujeiras. As opções que levam esse selo garantem que acidentes com comida, vinho ou café não sejam um problema | Foto: Divulgação

As fibras dos tecidos, que passam por este processo, ficam praticamente impermeáveis, impedindo que manchas e sujeiras sejam absorvidas sem modificar a aparência, cor ou textura dos tecidos. Tudo isso é garantido por testes realizados no laboratório da sede, situada na Itália. O empresário italiano Dino Zoli é conhecido pela sua curiosidade em busca do que há de mais moderno e pela paixão por tecnologia, o que o tornou autoridade no ramo de tecidos para decoração, trazendo tamanha perfeição também para os lares de muitos brasileiros.

 

O sofá, por exemplo, é um dos móveis mais usados em uma casa. É nele que descansamos por alguns instantes, assistimos a um filme, lemos um bom livro ou nos acomodamos para conversar com os amigos. Sem dúvida, ele requer alguns cuidados e a manutenção adequada do tecido assegura que o móvel permaneça com aspecto de novo por mais tempo, sem contar que estará limpo.

Tecidos do futuro: novas tecnologias e fios ultra resistentes

Cadore, novidade da Dino Zoli Brasil, traz a elegância atemporal do veludo cotelê, com suas linhas bem-marcadas, em uma paleta de 13 cores. Esta coleção conta o acabamento Easy & Clean, tratamento à prova de sujeira, que permite a limpeza fácil do tecido | Foto: Divulgação

Os tecidos da coleção Altamura possuem acabamento Easy & Clean by Dino Zoli, que facilita a limpeza e remoção de manchas. Além do toque agradável, ele esbanja beleza em sua construção e no contraste suave de suas cores. Essa é uma coleção que pode ser aplicada em diversos ambientes| Foto: Divulgação

Siga estas instruções para higienizar e cuidar do seu tecido Dino Zoli:

1. Limpe a sujeira imediatamente e remova o excesso com papel absorvente ou pano seco, sem pressionar;

2. Use uma esponja macia com detergente neutro em água e esfregue gentilmente o local;

3. Enxágue com água morna e um pano macio e limpo;

4. Após seco, finalize com uma escova macia.

Drywall resolve a vida

Marcas acidentais de caneta:

1. Limpe imediatamente, antes que a tinta seque.

2. Aplique álcool diluído em água e retire o excesso com um pano limpo de algodão.

3. Use uma esponja macia com detergente neutro em água e esfregue gentilmente o local.

4. Enxágue com água morna e um pano macio e limpo.

5. Após seco, finalize com uma escova macia. Se achar necessário repita o processo de limpeza.

Os tecidos da Dino Zoli Brasil passam por processos que impedem a formação de pilling, as famosas bolinhas capazes de deixar com aspecto de velho um estofado em pouco tempo de uso e acabar com sua beleza. Com mais de 50 anos de experiência em tecidos para decoração, mantém um cuidado incessante, que vai desde a escolha das melhores matérias-primas, como os fios, sempre de alta qualidade, ao uso de modernas tecnologias têxteis, além da atenção com tingimento e acabamentos. Testes que simulam o uso exaustivo garantem tecidos de alto desempenho e qualidade | Foto: Divulgação

Bolinhas no tecido? Nunca mais!

Sabe aquelas bolinhas que aparecem na superfície dos tecidos? Elas são chamadas de pilling, causadas por pequenas fibras que podem se soltar dos tecidos através do atrito, permanecendo na sua superfície e formando bolinhas que prejudicam a estética e o toque do tecido, trazendo um aspecto envelhecido para o estofado.

 

De olho no controle máximo de qualidade, a Dino Zoli investe em tecnologias têxteis, em processos produtivos, na excelência dos fios e em testes que simulam o uso exaustivo, para atendem às normas dos mercados europeu e americano – atributos que asseguram o alto desempenho e qualidade dos produtos. “Esse rigoroso controle de qualidade proporciona maior durabilidade, evitando a formação das bolinhas para conservar a beleza e o toque macio dos nossos tecidos”, detalha Elizabete.

 

Vale lembrar que outros tecidos, que não passaram pelo mesmo controle de qualidade da Dino Zoli e que foram aplicados em mantas, xales ou almofadas, podem, em contato com o tecido do estofado, soltar fibras e transferir esse material para o móvel, dando a impressão de formação de pilling no tecido.

Tecido Opera: curtir sem limites com a fibra que não desbota

A tranquilidade de passar horas em contato direto com o sol e o mar sem perceber um único incômodo, assim é o tecido Opera, lançamento da Dino Zoli Brasil. Ele é feito com a fibra italiana Olyna, 100% atóxica e segura, tendo recebido o certificado Oeko-Tex Standard 100 – Classe 01 | Foto: Divulgação Dino Zoli

O tecido Opera é desenvolvido a partir da fibra italiana Olyna, exclusivo by Dino Zoli, que ressalta o toque suave combinado ao alto desempenho e resistência das cores ao desbotamento frente à ação do sol e às intempéries da natureza. A CEO da Dino Zoli Brasil explica que as cores se mantém perenes, pois são adicionadas à base da matéria-prima antes de ser transformada em fio, além de contar com ampla proteção aos raios UV. “Tanto confiamos em nosso processo que oferecemos a garantia de cinco anos contra o desbotamento“, enfatiza Elizabete Serpa.

 

Quando se pensa em mobiliário para o setor de lazer, a precaução primordial relaciona-se à durabilidade dos tecidos e sua resistência ao sol, às chuvas e ao próprio uso, afinal, busca-se sempre que os locais sejam, além de bonitos e impecáveis, esbanjando conforto e bem-estar, sem a presença danosa da umidade que causa o mofo. Assim, a marca salienta que o Opera foi concebido para suportar qualquer tipo de condição climática, sem alterar suas características e durabilidade.

 

Seja para ambientes residenciais ou comerciais, como resorts, clubes e marinas, não é preciso se preocupar com danos ao se sentar, mesmo que se tenha acabado de voltar ao barco após um mergulho em alto-mar, por exemplo. Os banhos de piscina também não afetam à qualidade do material, deixando os espaços ao ar livre sempre irretocáveis. O lançamento de Opera foi idealizado para levar beleza e bom-gosto para que o único compromisso seja apenas relaxar e aproveitar os bons momentos. “É magnífico como as fibras de Opera não absorvem água e, por isso, o tecido seca rapidamente ao ar livre“, ressalta Elizabete.

Manutenção Simplificada

Manutenção simplificada é outro forte atributo da coleção Opera, da Dino Zoli Brasil | Foto: divulgação Dino Zoli

Para os amantes de áreas externas, uma preocupação constante diz respeito aos processos de limpeza e manutenção. Mais uma vez, o tecido Opera, da Dino Zoli, diferencia-se pela facilidade de higienização e por dispensar cuidados extras. A grife indica que o tecido pode ser lavado em máquina, no modo delicado, com pouco detergente e água em temperatura até 30° C. Depois, é só secar naturalmente, dispensando o uso de secadoras, lavagem a seco ou ferros de passar.

 

Para tirar as manchas, deve-se usar água morna (até 30°) e detergente neutro para roupas delicadas. Para as manchas difíceis, indica-se meia xícara de alvejante em meio litro de água com detergente, deixando agir alguns minutos. Na sequência, de maneira delicada, esfregue a área com pano macio ou esponja e, para finalizar, enxágue bem.

Se cair sorvete nos tecidos Opera, novidade da Dino Zoli Brasil, não há problema algum, pois é fácil de limpar: use uma esponja macia com detergente neutro em água e esfregue gentilmente o local, depois, enxágue bem. Escolha o padrão que te agrada mais e tenha cores vivas por muito tempo! É o compromisso da empresa, que oferece garantia de 5 anos contra o desbotamento | Foto: Divulgação

Sobre a Dino Zoli Brasil

 

A Dino Zoli Textile nasceu nos anos 70 em Forlì, na Itália, próximo de Milão, centro da moda e do design italiano para o mundo, de onde extrai inspiração e tendências para criar produtos inovadores e de qualidade. Presente no Brasil desde 1994, traz a garantia da qualidade e a tradição do Made in Italy com um atendimento diferenciado, o que a tornou rapidamente reconhecida por seus parceiros e pelo mercado como referência no setor de tecidos para decoração.

 

A Dino Zoli Brasil conta com mais de 500 itens em seu portfólio e atende desde grandes distribuidores a indústrias de decoração e design. Seus tecidos também são base no desenvolvimento e aplicação de estamparia de alto nível. Aproveitando-se do know-how de sua matriz italiana, Dino Zoli Brasil desenvolve constantemente novas coleções, propondo texturas e cores atuais, além de toda tecnologia têxtil acumulada em mais de 50 anos de experiência.

 

Siga o novomomento no youtube

Gostou? Compartilhe!