(Reuters) – A ministra britânica do Interior, Theresa May, está prestes a se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Reino Unido desde Margaret Thatcher, depois que sua única concorrente desistiu inesperadamente da corrida pela liderança nesta segunda-feira, acabando com a necessidade de uma votação final.
May, de 59 anos, agora é única candidata para suceder David Cameron, que anunciou sua renúncia depois que os britânicos decidiram em um referendo no mês passado deixar a União Europeia.
May disputaria a liderança com a ministra da Energia do Reino Unido, Andrea Leadsom, em uma votação dos cerca de 150 mil membros do Partido Conservador, e o resultado deveria ser anunciado em 9 de setembro.
Leadsom era pouco conhecida do público britânico até emergir como uma voz de destaque na campanha bem-sucedida pela desfiliação do país da União Europeia.
Sem experiência no gabinete, ela vinha sendo muito criticada por uma entrevista a um jornal na qual pareceu insinuar que ser mãe significava que ela tinha mais em jogo no futuro do país do que May, que não tem filhos.
Theresa May deve ser nova 1a ministra britânica
![](https://storage.googleapis.com/novomomento-images/2020/04/theresa-may-deve-ser-nova-1a-ministra-britanica.jpg)