A exibição espontânea de violência real e conteúdos gráficos nas redes sociais está deixando crianças e adolescentes com medo do “mundo real” e inclinados a usarem armas para garantir proteção ao sair de casa, segundo um novo estudo sobre conteúdo nocivo online.

A pesquisa foi feita pela ONG britânica Youth Endowment Fund (YEF) envolveu 10 mil jovens de 13 a 17 anos no Reino Unido, mas suas revelações não se restringem ao país, já que as redes sociais têm parâmetros globais de operação.

Tiktok, rede campeã em expor violência

O TikTok foi apontado como o que mais exibe conteúdo violento: 44% dos jovens entrevistados disseram ter visto cenas reais chocantes na plataforma. Em seguida aparecem X (43%), Facebook (33%) e Snapchat (32%).

Leia + sobre Tecnologia, ciência e celulares

A vivência no mundo online tem graves impactos para a vida offline dos jovens, com muitos afirmando que têm medo de sair de casa enquanto outros até pensam em adquirir armas para se proteger dos perigos que temem encontrar nas ruas.

TikTok é a plataforma que mais exibe violência pelo 2º ano consecutivo

A pesquisa da YEF revelou que 70% dos jovens afirmaram que viram conteúdos violentos em seus feeds nos últimos 12 meses.

O conteúdo mais frequente visto por crianças e adolescentes foi brigas envolvendo jovens, com 56% dos entrevistados alegando que se depararam com vídeos assim.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP