Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Americana, hoje (3) pela manhã, a Diretoria da Toyobo do Brasil Ltda. anunciou o encerramento das atividades em Americana. A decisão do grupo empresarial representa a demissão imediata de aproximadamente 300 funcionários diretos. Aproximadamente 50 serão mantidos para operacionalizar o encerramento das atividades. Incluindo os terceirizados o número de postos de trabalho fechados fica em torno de 400.
Desde o início do dia os empregados estão sendo informados sobre a demissão e retornando para suas casas em licença remunerada até o efetivo chamamento para a assinatura do aviso-prévio, que acontece a partir do dia 10. Todas as verbas rescisórias serão pagas integralmente pela empresa. O Sindicato dos Têxteis apresentará até amanhã uma pauta de reivindicações para os trabalhadores demitidos.
ComunicadoO Diretor Executivo da Toyobo, Gilberto Kikuo Massuda, entregou o seguinte comunicado ao Sindicato: ???A Toyobo do Brasil Ltda. iniciou suas atividades no setor têxtil neste país em 1955, na cidade de São Paulo e, desde 1962, está instalada na cidade de Americana ??? SP.
Durante todo esse longo tempo, 61 anos, o comprometimento da empresa sempre foi o de ofertar produtos têxteis de qualidade para toda a cadeia têxtil brasileira.
Todavia, em função da perda de competividade global da indústria têxtil brasileira e da crise econômica e política que o país enfrenta nos últimos anos, a empresa decidiu encerrar suas operações fabris de fiação e tecelagem.
As atividades de produção de Enzimas e de Controle Biológico na cidade de Salto-SP e de Resinas Termoplásticas para o setor automobilístico, na recém-inaugurada fábrica em Americana-SP, serão mantidas.
A Toyobo do Brasil agradece a todos os colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, consumidores, organizações e a sociedade que juntos acompanharam sua trajetória no setor têxtil???. Assina o comunicado o Diretor-Presidente da Toyobo, Yukihiko Minamimura.
Assessoria de Imprensa