(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, concordaram nesta terça-feira em trabalhar para a completa desnuclearização da península coreana, e Washington anunciou que irá fornecer garantias de segurança a seu antigo inimigo.
???O presidente Trump se comprometeu a fornecer garantias de segurança à RPDC e o presidente Kim Jong Un reafirmou seu firme e inabalável compromisso com a completa desnuclearização da península coreana???, disse o comunicado conjunto assinado ao final da cúpula em Cingapura, fazendo referência ao nome formal da Coreia do Norte, a República Popular Democrática da Coreia.
O comunicado deu poucos detalhes sobre como ambos os objetivos serão alcançados, mas Trump comentou alguns detalhes em coletiva de imprensa.
O presidente dos EUA disse esperar que o processo de desnuclearização comece ???muito, muito rapidamente???. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, e autoridades norte-coreanas irão continuar as negociações ???o mais cedo possível???, segundo o comunicado.
Trump disse durante coletiva de imprensa que o processo será verificado, e que a verificação ???irá envolver ter muitas pessoas na Coreia do Norte???.
Trump também disse que Kim o informou que estava destruindo uma importante instalação de teste de motores usados para mísseis, mas afirmou que sanções internacionais contra Pyongyang continuarão em vigor por enquanto.