Trump pediu ajuda a apoiadores
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump vai ser preso esta terça-feira? Ele publicou que a prisão pode acontecer em Nova Iorque e abriu o debate sobre a possibilidade de ele estar buscando reunir seus apoiadores ou se vai mesmo ser detido.
A declaração, feita neste sábado (18/03), não foi confirmada pelos advogados dele, que ressaltaram que não receberam nenhuma informação das autoridades e que as especulações são baseadas somente em reportagens de alguns veículos de comunicação locais.
Os promotores federais trabalham para encontrar indícios de crimes cometidos por Trump antes e durante o seu mandato como presidente. Segundo várias reportagens, uma acusação formal pode ser feita na próxima semana.
Se essa acusação realmente for apresentada, seria a primeira vez que um processo criminal é aberto contra um ex-presidente dos EUA.
Nos últimos cinco anos, promotores de Nova York têm investigado alegações de que Trump fez pagamentos ilegais à ex-atriz pornô Stormy Daniels pouco antes da eleição presidencial de 2016.
O ex-presidente negou que tenha tido relação sexual com Daniels e disse que a investigação tem motivação política.
Esse é um dos casos pelos quais Trump, de 76 anos, é investigado, embora nunca tenha sido formalmente acusado até agora e sempre tenha negado que cometeu qualquer crime.
Campanha presidencial
Trump deixou claro que continuará a sua campanha para se tornar o candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais de 2024, mesmo que sofra alguma acusação formal.
Esforços anteriores para levá-lo à Justiça – como duas tentativas de impeachment no Congresso, investigação sobre possível intervenção russa e operações judiciais em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida – ajudaram a aumentar sua popularidade entre seus seguidores. Portanto, uma acusação desse tipo poderia ter um efeito semelhante.
Ainda que não seja possível saber se ele será oficialmente acusado nesta semana e por quais possíveis crimes, o ex-presidente decidiu antecipar essa possibilidade e mobilizou seus seguidores.
TCU da prazo pra Bolsonaro devolver joias
Trump já mostrou que tem seguidores leais, como evidenciou pela tomada do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando centenas de pessoas forçaram a entrada no prédio do governo para anular os resultados das eleições, onde ele havia sido derrotado.
Siga o Novo Momento no Instagram @novomomento