da BBC.BR- Diante do aumento nas restrições ao fumo no Chile, um grupo de pessoas criou no país o movimento “Fumadores Furiosos” (FF, ou fumantes furiosos, em português), que diz defender a “liberdade” dos consumidores de cigarros. A iniciativa do chamado FF alimenta discussões nas redes sociais no momento em que o Congresso chileno debate mudanças em uma lei antifumo em vigor desde 2013. 
As mudanças podem ampliar o número de locais onde é proibido fumar: de lugares fechados, como é hoje, para todas as áreas ao ar livre, como praias e praças.Nesses locais, só seria permitido fumar caso passem a existir espaços “demarcados” para os fumantes, explicam assessores do senador Guido Girardi, um dos autores da medida.
“Não serão fumódromos, mas áreas demarcadas que indiquem onde a pessoa pode fumar. Queremos proteger as crianças do fumo. E não queremos que tenham o mau exemplo dos que fumam”, disse um assessor de imprensa do senador. As alterações foram aprovadas na semana passada no Senado chileno e agora dependem de ratificação dos deputados para entrar em vigor.