De 8 a 10 de abril, representantes do setor sucroenergético de Cuba se reuniram com empresários do setor brasileiro em Havana, Cuba. A missão comercial realizada pelo Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution foi organizada pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A ação contou com suporte do escritório da agência em Havana.
Na abertura do evento, os empresários brasileiros e os compradores cubanos receberam as boas-vindas do diretor de Relações Internacionais da AZCUBA, Rafael Rivacoba.
A ação teve o objetivo de promover os produtos, a tecnologia, a inovação e os equipamentos brasileiros para o setor açucareiro cubano.
Na oportunidade, oito empresas brasileiras tiveram a chance de apresentar seus produtos às instituições que coordenam o setor sucroenergético de Cuba. Participaram da missão as instituições cubanas, Tranzmec, Iprovaz, Zeti, ICIDCA, AZUMAT, Azuimport, Azutecnia, AZCUBA e Zerus SA.
Durante a missão, foram realizados 30 contatos comerciais, US$ 250 mil em negócios realizados e cerca de US$ 129 milhões em expectativa de negócios para os próximos 12 meses.
No evento, o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar, reuniu-se com representantes da ICIDCA e AZCUBA, quando foi discutida a possibilidade de acordos de cooperação. Segundo ele, Cuba está trabalhando para a revitalização do setor açucareiro. “O Brasil tem grandes chances de inserir seus produtos e serviços no mercado cubano, através de nossas missões prospectivas e encontros com importantes instituições do setor, notamos esta real abertura de mercado”.
O acordo bilateral entre Brasil e Cuba para o fomento e promoção comercial de produtos e serviços da cadeia produtiva da cana-de-açúcar quando assinado, deverá futuramente abrir novas possibilidades e facilidades comerciais entre os países.