O faturamento do comércio paulistano no Dia dos Namorados caiu 5% neste ano em relação ao mesmo período de 2013, segundo apurou a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
De acordo com os empresários ouvidos pela entidade, o cartão de crédito foi a modalidade de pagamento mais utilizada pelos paulistanos para as compras (61%), seguida por pagamento à vista (33%), por cheque pré-datado (5%) e por crediário (1%).
Diante de um cenário econômico complicado, com inflação alta e diminuição da confiança dos consumidores – conforme identificado em recentes pesquisas da Federação -, neste ano, apenas 41% dos comerciantes optaram por realizar promoções específicas para a data e 24% do total investiram em ações publicitárias.
Ainda na sondagem, a FecomercioSP constatou que 53% das lojas tinham estoques nos mesmos níveis dos existentes no ano passado, 29% superiores e 15% menores. O restante preferiu não responder à pergunta. Sobre as contratações temporárias, 3% das empresas consultadas ampliaram o quadro de funcionários.
A sondagem foi realizada pela Federação com 107 empresários no dia 13 de junho. Trata-se de um levantamento estatístico que abrange um universo restrito de empresas e tem como objetivo ganhar agilidade para monitorar uma situação atual e apontar tendências. Levantamentos desse tipo produzem sinalizações econômicas poucos dias após a coleta de dados e, por isso, são utilizadas no mundo inteiro como indicadores de atividade de mercado. Para a sondagem do Dia dos Namorados, a coleta foi feita apenas em setores que estão relacionados à data.