Depois de receber, no final da tarde desta quinta-feira (23), Veto do Executivo à emenda que previa o pagamento do reajuste inflacionário dos servidores em parcela única, o presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), pretende formar uma força-tarefa, para que esse veto seja incluído na pauta de votação da 24ª Reunião Ordinária, promovida nesta terça-feira, dia 28. Essa será a última reunião ordinária antes do recesso de julho, promovido entre os dias 1º e 15. Pelo trâmite normal, o veto apenas seria lido no ementário da próxima sessão, antes de ser encaminhado à Comissão Permanente de Justiça e Redação, que disporia de prazo de cinco dias úteis para emitir parecer à matéria, prorrogando a votação dessa matéria para o próximo mês.

Caso o veto seja apreciado por essa comissão, qualquer vereador pode efetuar o pedido de inclusão da propositura na pauta de votação na próxima terça-feira. Caso isso não ocorra, e os integrantes da Comissão de Justiça e Redação decidam seguir o tramitação normal das demais proposituras, o presidente da Câmara não descarta a possibilidade de convocar uma reunião extraordinária apenas para apreciar essa matéria.
Com o veto à emenda apresentada pelo vereador Carlos Fontes (PSD), o prefeito pretende manter o texto original do Projeto de Lei Complementar 08/2016, que parcela em três vezes a concessão do benefício aos trabalhadores, sendo 3% sobre os vencimentos de maio; 4% em setembro e 2,83% em novembro. Ao vetar a emenda parlamentar, o chefe do Executivo apontou ilegalidade e vício de iniciativa.