O vereador Celso Gomes dos Reis Aprigio, o Celso Concrenova (PSDB), teve aprovado esta semana requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre a possibilidade de implantar isca de insetos nas residências para identificar focos de dengue. A ideia é utilizar a ação preventiva para o combate mais eficaz contra a doença.
As iscas para o inseto são recipientes de plástico preto instalados em casas pré-selecionadas, com distância de 500 metros entre uma e outra. Dentro dos potes há água e uma palheta de madeira, que é recolhida uma vez por semana e encaminhada para análise em laboratório. Em caso de presença de ovos do Aedes aegypti, o resultado indica que naquela região há fêmeas do mosquito circulando e possibilita a antecipação de medidas.
Celso Concrenova cita no requerimento a cidade de Santa Bárbara d’Oeste, que implantou a medida e, segundo dados da Prefeitura, a quantidade de infectados foi reduzida de 1,9 mil, entre 1º de janeiro e 7 de abril de 2014, para 409 no mesmo período de 2015. Segundo o vereador, o método é preconizado pelo Ministério da Saúde e os moradores assinaram termo de consentimento, para que as armadilhas fossem instaladas.
Conforme relato, durante a visita dos agentes os recipientes recebem um produto químico que elimina as larvas. A ação foi iniciada em agosto do ano passado com o objetivo de antecipar o plano de combate à dengue.