O Sistema de Videomonitoramento da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa auxiliou na recuperação, entre segunda e quarta-feira desta semana, de seis veículos que tinham queixas de furtos ou roubos na RMC (Região Metropolitana de Campinas). Os carros tiveram suas placas identificadas pela ferramenta quando passaram por ruas monitoradas e permitiram uma ação conjunta entre Guardas e Polícias Civis da região.
Em um dos casos, registrado na segunda-feira (06/04), as câmeras do videomonitoramento flagraram um Fox preto que possuía queixa de furto em Sumaré. Uma ação conjunta das Guardas de Nova Odessa, Sumaré e Monte Mor, onde aconteceu a apreensão, resultou não apenas na recuperação do veículo, mas também de objetos furtados e de drogas.
Também foi recuperado, com auxílio do videomonitoramento, um Corolla de Indaiatuba que estava abandonado em um canavial em Nova Odessa e um Citroen C4 que havia sido roubado em Santa Bárbara d’Oeste. Nesta ocorrência, o sistema de câmeras permitiu ainda a localização de um outro veículo que estaria sendo usado por bandidos para cobertura no roubo do Citroen C4 e que já está sendo investigado pela Polícia Civil.
Nesta quarta-feira (08/04), outros três veículos foram recuperados. Um Chevrolet Cruze que havia sido roubado no bairro Guarapari, em Nova Odessa, foi identificado pelo sistema de videomonitoramento e, com auxílio da GCM de Americana foi recuperado. Também foram recuperados um Honda Civic que havia sido roubado por duas pessoas em Sumaré e um Renault/Duster que tinha suspeita de clonagem.
Diretor comandante da GCM, Robson Fontes Paulo destacou a eficiência do sistema que, desde sua implantação, tem apresentado ótimos resultados. “Esta é mais uma ferramenta de trabalho que é muito importante para nos ajudar a elucidar os crimes de maneira rápida”, disse.
A guarda civil municipal e responsável pelo sistema de Videomonitoramento, Charlene Fáveri, ressaltou que as câmeras ajudam a conquistar resultados mais positivos nas ações. “Temos os guardas nas ruas que nos auxiliam nas rondas e, com as câmeras, conseguimos identificar os veículos também e fazer uma abordagem mais rápida”, explicou.