A apresentadora de TV Xuxa Meneghel defendeu o teste de produtos em presos, causando enorme polêmica. Menos de 24 horas depois, ela voltou atrás na declaração. Abaixo, leia o posicionamento da Rede Justiça Criminal sobre o debate levantado pela 1a fala de Xuxa.
Rede Justiça Criminal explica porque a fala de Xuxa sobre fazer testes em pessoas privadas de liberdade é problemática
- NAZISMO
A fala de Xuxa remonta a tempos sombrios da humanidade, baseado em práticas nazistas de testes médicos e laboratoriais realizados em judeus, negros, homossexuais, prisioneiros de guerra, entre outros. Não podemos tolerar que discursos como esses se repitam!
- PRINCÍPIO DA DIGNIDADE
Além disso, propostas bárbaras como utilizar presos como cobaias fere o princípio da dignidade humana. Está na Constituição: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Pessoas privadas de liberdade são… PESSOAS! Têm família, sonhos, dignidade e direitos.
- PRISÃO PERPÉTUA NO BRASIL
Quando Xuxa diz que “existem muitas pessoas […] que fizeram coisa errada, que estão pagando seus erros ad eternum, sempre em prisão”, Xuxa ignora que não há prisão perpétua no Brasil. É inconstitucional! O sistema de punição como conhecemos hoje parte do pressuposto que a finalidade da pena é a ressocialização. Prender alguém perpetuamente é etiquetar a pessoa como incapaz de mudar seus atos pelo resto de sua vida.
- BRASIL NÃO PRENDE POR CRIMES VIOLENTOS
Apesar do imaginário que se criou de que pessoas privadas de liberdade são extremamente perigosas, apenas 11,31% delas foram presas por crimes contra a pessoa, como homicídio, ameaça e violência doméstica.
- O ENCARCERAMENTO EM MASSA TEM COR E CLASSE
Sabemos que o encarceramento no Brasil é a continuação da segregação econômica e racial. 70% do nosso sistema prisional é composto por pessoas negras. Além disso, 40% de toda a população carcerária é composta por pessoas que sequer foram julgadas. Apesar de Xuxa não ter mencionado, explicitamente, essas questões, inevitavelmente é a população negra e pobre quem mais sofre com a série de violações que alimentam a lógica do encarceramento em massa!
- TEMPO MÁXIMO DE PRISÃO NO BRASIL
Quando Xuxa diz que “se são provadas que vão viver [os presos] 50 anos na cadeia, 60 anos e vão morrer lá, eu acho que poderiam usar um pouco da vida delas para ajudar outras pessoas”, além da desumanidade da fala, a apresentadora erra na informação. Desde de 2019, o tempo máximo de prisão em regime fechado no Brasil é de 40 anos. É importante ressaltar que tempo de prisão não diminui a criminalidade, que só aumentou nas últimas três décadas.
- DIREITOS HUMANOS
Por fim, a fala de Xuxa ao dizer “aí vai vir um pessoal que é dos direitos humanos e dizer que eles [os presos] não podem ser utilizados [como cobaias]” é extremamente cruel e enganosa. A defesa dos direitos humanos é uma conquista de todos e para todos! Sem direitos humanos não há vida digna: isso vale para mim, para você e para todo mundo!